Sonae e a “arte” de inovar no retalho

De 22 milhões de euros investidos em inovação no ano de 2005, a Sonae passou para um investimento de 96 milhões de euros em 2014, traduzindo um crescimento médio anual de 14,5%.

“Esta evolução foi acompanhada pelo reforço das suas equipas dedicadas às tarefas de inovação, as quais envolveram diretamente cerca de 4.400 colaboradores no último ano do período. Os processos de inovação também tiveram a cooperação dos colaboradores das áreas de retalho da Sonae, tanto na geração de ideias como na implementação das inovações”, diz a empresa em comunicado de imprensa.

Nuno Lopes Gama, Head of Innovation and Future Tech da Sonae, explica no documento que a inovação é estratégica para a Sonae, pelo que todos os anos a empresa faz um forte investimento a nível financeiro e humano para garantir que continuem no caminho de serem ainda mais fortes e rápidos na resposta às necessidades e preferências dos clientes e chegarem ainda mais alto no desempenho das suas atividades.

“Esta aposta permite-nos, todos os anos, gerar centenas de inovações, que contribuem para as nossas posições de liderança e para a afirmação da Sonae como uma empresa multinacional de referência, com interesses em mais de 80 países. A edição do Livro de inovação no retalho é uma peça fulcral da nossa aposta, pois não só comunica um balanço da atividade desenvolvida e dos resultados obtidos, como também reconhece e celebra a determinação coletiva das nossas pessoas e dos nossos parceiros na concretização de Inovação com impacto positivo nos desempenhos dos nossos negócios e na experiência de compra e qualidade de vida dos nossos clientes.”

O “Livro de Inovação do Retalho 2015” apresenta uma seleção de 75 inovações desenvolvidas e implementadas pelas marcas de retalho da Sonae, entre as quais o fato de surf sem fecho Deeply Zipperless Suit que já representa 70% das vendas da sua gama; o Shopview que permite monitorar as prateleiras do Continente de forma automática reduzindo 90% do tempo despendido na tarefa; e o Sales Assistant que permite aos colaboradores da Worten o início, desenvolvimento e conclusão do processo de venda através de um tablet ou página web diminuindo em 63% o tempo investido no processo.

Os exemplos de inovação incluem também o novo conceito de loja de moda infantil Zippy que melhoram a experiência de compra de pais e crianças com mais de 80% de clientes satisfeitos, o novo Sistema de Transporte de Gelo no centro de pescado, o novo sistema de definição de preços da Worten, o novo modelo de lojas Continente Bom Dia mais eficiente ao nível dos custos e da operação, o novo packaging nos presuntos fatiados Continente, ou a nova gama de mochilas Note! com leds, colunas de som e GPS integrados.

Inovação aberta envolve mais de 150 parceiros de 25 países

Os negócios de retalho da Sonae contam atualmente com mais de 150 parceiros para a inovação em todo o mundo, envolvendo instituições de 25 países, em quatro continentes. A Sonae pretende, assim, estimular a partilha do conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas por via de cooperação em rede.