Solução luso-brasileira para a agricultura vence competição do UPTEC

O prémio para a vencedora da competição, feita em parceria com o Vodafone Power Lab, será a incubação em modelo co-work no UPTEC e o acesso a uma ronda de investimento da Red Angels até 50 mil euros. A Noocity Growbed foi uma das 21 equipas que apresentaram as suas ideias no Pitch Day, que decorreu no I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde com a particularidade de terem apenas três minutos para convencerem os investidores.

O que a Noocity apresentou como projeto vencedor foi a Growbed, uma cama de cultivo com sub-irrigação e grande foco na eficiência: tem uma autonomia até três semanas, diminui consideravelmente a evaporação e a frequência da rega, e ainda permite reter água das chuvas. Tudo somado, ajuda a consumir 80% menos água que uma horta convencional e possibilita quase o dobro da produtividade. Está disponível em Portugal e no Brasil e é modular, o que significa que pode ser  utilizada individualmente ou em conjunto. O consumidor pode configurar a sua horta conforme o tipo de espaço que tiver.

A versão média custa 179 euros e a grande, que leva sensivelmente o dobro do solo e água, 229 euros. Mais informações estão disponíveis no site.

Menções honrosas

Além da equipa vencedora, foram atribuídas três menções honrosas – tecnológica, criativa e bio/mar. Na área tecnológica, foi selecionado o software Quant-UX, um produto dedicado ao  desenvolvimento de design de interface gráfica. A diferenciação deste software passa pela combinação de design, testes e análise de dados.

Na categoria das criativas, o destaque foi para o Iguaneye, que criou um novo conceito de calçado. Os seus sapatos têm uma dupla pele protetora que cobre todas as partes do pé, para que seja possível caminhar confortavelmente em qualquer lugar; é a ideia de conforto como se andasse descalço.

Já na área bio/mar o júri selecionou o All in Surf, um sistema de aquisição de dados de navegação aquática aplicada ao Surf que permite medir e avaliar comportamentos físicos e biomecânicos do atleta.

Vodafone Power Lab

O programa de aceleração, mentoring, workshops e formação da Vodafone também selecionou dois projetos para entrarem no programa Vodafone Power Lab, a Quant-UX e Zarco, uma app para ligar os turistas a uma rede de guias locais.

Entre os outros projetos empresariais apresentados estão a WALcargo, uma plataforma de pesquisa, o software Arealytic para análise de dados de câmaras de segurança, a plataforma de transmissão de vídeos de desporto Str.deo e a app de compilação de fotos de eventos Xphoto. Apareceram também drones para explorações agrícolas, Eye2map, a plataforma Jornalíssimo com notícias para jovens e os skates em materiais sustentáveis Bio boards.

Foram ainda apresentadas as lâminas de barbear Tatara razors, os nano-dispositivos InanoE, o projeto de empregabilidade U.project, a EasyBio, o Projecto Enzima, a MOOH e luvas inteligentes para aliviar a artrose e frieiras, Smart Gloves.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago