Solução de IoT da NEC aplica reconhecimento facial e analítica à indústria fabril

Durante o evento que Hannover Messe 2015, que decorreu na cidade alemã de 13 a 17 de abril, a empresa japonesa revelou uma das suas mais recentes apostas na tendência tecnológica que é a Internet das Coisas, ou IoT. Esta solução da NEC tem como alvo a indústria fabril e integra o seu software de reconhecimento facial FieldAnalyst, aliado às ferramentas de comunicação, analítica e armazenamento de dados oferecido pela suite Azure IoT.

A demonstração consistiu, então, na identificação facial de todas as pessoas que entravam num determinado local, procedendo, segundo a empresa, à análise subsequente, em tempo-real, da idade e género através do FieldAnalyst for Gate da NEC.

A empresa nipónica afirma que os dados gerados por este sistema são, posteriormente, reencaminhados para o Azure Stream Analytics via Azure Event Hubs. Estas informações são, então, armazenadas na Azure SQL Database e podem ser acedidas através da ferramenta Microsoft Power BI e, consequentemente, analisadas para que sejam extraídos padrões de tráfego e de comportamento.

A NEC e a Microsoft têm vindo a colaborar mutuamente desde 1979, parceria esta que está orientada para a vertente da engenharia ao nível dos servidores, do armazenamento, das soluções de rede e dos servidores SQL. Desde o seu estabelecimento, a aliança entre as duas tecnológicas já se expandiu para soluções Microsoft que englobam o Azure, o Office 365 e o Dynamics CRM.

“A nossa exposição na Hannover Messe demonstrou o potencial das tecnologias biométricas da NEC, combinadas com serviços baseados na cloud, que podem ser disponibilizados aos clientes sem quaisquer barreiras geográficas”, diz em nota Naohiko Torii, gestor da unidade de Solution Platform Business da NEC. “Apesar de esta demonstração estar orientada para um evento focado na área fabril, a solução poderá ser aplicada num sem número de indústrias, incluindo o retalho, a hotelaria e muitas outras”.

Por seu lado, Caglayan Arkan, diretor do segmento de recursos e manufatura da Microsoft, acredita que a solução da NEC, que tira partido das potencialidades do serviço Azure IoT, permitirá que os clientes de ambas as empresas possam aumentar as suas vendas e alcançar níveis mais elevados de satisfação, através de “uma mais rápida perceção do valor do negócio e uma maior interação com os seus clientes”.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago