Categories: Negócios

Sobrevivência dos negócios no digital depende muito dos CIO

Numa era em que a dimensão digital opera alterações substanciais em todos os setores de atividade, é vital que as empresas consigam adaptar-se e capitalizar as oportunidades que nascem desta imparável tendência. Mas serão todas as empresas capazes de fazer a transição dos seus negócios para o mundo digital? O papel dos diretores de informação (CIO) é crucial para que as organizações possam sobreviver e crescer neste meio. O vice-presidente para a Europa do sul da OpenText, Benoît Perriquet, explicou à B!T de que forma podem as empresas, com a ajuda dos seus CIO, resistir à transformação dos seus negócios e retirar o máximo partido da Revolução Digital.

B!T: De que forma está a hegemonia da dimensão digital a afetar os negócios? Quais os principais fatores de reconfiguração do tradicional paradigma de “empresa”?

Benoît Perriquet: O ritmo das empresas acelerou. Num mundo em que tudo é tocado pela tecnologia, as empresas nunca tiveram tantas oportunidades como agora para se reinventarem, alinharem a sua estratégia empresarial com a tecnologia, proporcionarem um valor real ao cliente e transformarem o seu negócio. As tecnologias de hoje – social, mobile e cloud computing – estão a provocar mudanças sísmicas em muitas indústrias, desde as editoras ao entretenimento, passando pelo setor público. Sectores inteiros e empresas tradicionais estão a ser arrasados à medida que as pessoas vão descobrindo novas formas de aceder à informação, notícias, entretenimento, produtos e serviços que vão de encontro às suas necessidades do dia-a-dia. A capacidade que a tecnologia digital tem em expedir informação influenciou a forma como as pessoas interagem umas com as outras, com a informação e com os negócios.

Como podem os diretores informáticos (CIO) ajudar as organizações a tirarem o máximo partido da Revolução Digital que tem afetado transversalmente todos os setores de atividade?

A estratégia de Enterprise Information Management deve ser uma prioridade para os CIOs e executivos de TI. Os CIOs têm de simplificar os processos mas mantê-los seguros e de acordo com os requisitos legais. Cabe ao CIO detetar tecnologias disruptivas que permitam uma operação de excelência e ativação de negócio que a nova tecnologia proporciona. Para ir ao encontro da disrupção tecnológica são necessárias mudanças drásticas tanto a nível de operações internas como em relação aos clientes. Devem recorrer à tecnologia para proporcionar benefícios para o negócio se querem ser uma empresa com futuro. Este é o grande desafio que os CIOs têm de aproveitar se quiserem liderar o caminho. Os CIOs que adotarem esta abordagem serão capazes de criar infraestruturas em TI que melhorem a qualidade dos produtos e serviços fornecidos, enquanto conduzem à eficiência e redução de custos.  

De que precisam as empresas e os negócios para conseguirem manter-se relevantes e singrarem na Era Digital?

Em 2020 a maior parte das funções operativas das empresas vão ser digitais e o negócio digital requer uma transformação completa. As organizações precisam de digitalizar todos os processos e reconfigurar os seus negócios de forma a serem competitivas e eficientes. Para acompanharem o ritmo dos clientes e das necessidades do negócio, as empresas de hoje têm que ser transformar nas empresas do futuro. A capacidade de assegurarem a gestão da informação – em multi formatos, em que muitos deles ainda não foram concebidos – vai ser crucial nas empresas digitais de 2020. A informação é a nova moeda de troca e tem um papel fundamental na Transformação Digital, as empresas devem ter acesso a novas tecnologias, conhecimentos e análise crítica capaz de transformar, criar, capturar, gerir e armazenar a informação, de uma forma eficaz, começando a preparar-se, desde já.

Como serão as empresas e os negócios em 2020? São todas as empresas/negócios capazes de sobreviver à transição para o universo digital?

Só as empresas que tiverem uma estratégia eficaz em Enterprise Information Management sobreviverão à transição para o universo digital pois o EIM é a chave para a transformação tecnológica. Com base no ritmo acelerado da inovação nos dias de hoje, podemos assumir que as futuras tecnologias digitais ou irão destruir uma empresa ou ajudá-la a transformar-se numa empresa digital. A mensagem é clara. Para fornecer, com sucesso, produtos e serviços a clientes digitais, a empresa tem que se reinventar e estabelecer ligações mais fortes com clientes, parceiros e colaboradores. Tem que criar postos de trabalho sociais, móveis e flexíveis que conduzam a elevados níveis de produtividade e inovação, fornecer produtos e serviços que vão de acordo com as necessidades individuais e para agilizar a produção e entrega das cadeias de fornecedores em escala global.

É a digitalização dos negócios um critério indispensável à sobrevivência? Ou poderão persistir na esfera “física”?

Os CIOs e líderes de negócios que utilizam as tecnologias digitais serão os líderes no processo de ajudar as suas respetivas empresas a tornarem-se vencedoras em 2020. A digitalização é um critério fundamental num futuro próximo. O crescente número de utilizadores de internet resulta numa maior reunião, transmissão e troca de informação online. A internet vai continuar a crescer enquanto canal de distribuição, mudando as cadeias de valor em muitas áreas de negócio. Em 2020, o fornecimento de software, vídeo, áudio, jogos e outros conteúdos de media vão ser, praticamente, totalmente digitais, sem ser necessário recorrer a plataformas físicas. A transformação do analógico para o digital está bem encaminhada. Isto é já uma evidência hoje em dia se falarmos em relação ao e-mail e ao facto de ter tornado os correios físicos obsoletos ou como os jornais foram substituídos pelos sites online.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago