A tecnologia dá mais um passo à inovação e assegura agora a deteção de doenças dos olhos como miopia, cataratas e glaucoma através do smartphone.
Nos últimos cinco anos o estudo tem vindo a ser desenvolvido e o principal equipamento é um smartphone com uma lente que consegue ler a retina e enviar informações dos olhos para especialistas.
O autor da investigação é Andrew Bastawrous, diz que os testes foram realizados no Quénia, já que tem apenas 86 médicos qualificados para tratar doenças dos olhos, numa população de mais de 40 milhões de pessoas.
Uma solução que vem a ser de grande importância, principalmente para o Quénia onde 80% dos casos de cegueira é curável.
Bastawrous espera revolucionar o acesso aos tratamentos oculares para os milhões de famílias pobres onde a deslocação de médicos é difícil de comportar.
Num país onde a maioria das pessoas sofre de cegueira e doenças dos olhos, o autor pretende ter resultados mais positivos.
Andrew afirma ainda que o seu instrumento já provou que vale a pena, conseguindo promover uma análise semelhante a uma consulta presencial onde detectou doenças como cataratas, miopia e glaucoma.
Mary Wambui é uma das pacientes satisfeitas com o projeto, tem 50 anos e desde os 36 que tem problemas de visão e já experimentou fazer os testes em casa; “ Eu não gosto do ambiente dos hospitais. O processo é longo, burocrático e caro, mas com este telefone posso saber o meu diagnóstico apenas com um clique”.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…