Smartgeo desenvolve plataforma para Câmara de Lisboa

A Smartgeo Solutions, empresa portuguesa que opera na área dos Sistemas de Informação Geográfica  (SIG), assinou um contrato com a Câmara Municipal de Lisboa, com o intuito de fornecer uma solução, chamada GeoSIG, capaz de armazenar e gerir informação geológica, geotécnica e hidrogeológica, para tentar prevenir alguns dos efeitos dos riscos naturais na capital portuguesa.

Lisboa

O GeoSIG, pensado com o objetivo de alojar toda a informação dispersa relacionada com o campo geológico, servirá, também, como plataforma de armazenamento dos estudos efetuados no âmbito de projetos e obras realizadas no concelho de Lisboa.

A plataforma terá um interface web que permitirá disponibilizar – através de um mapa da cidade – a representação de toda a informação contida na base de dados. Desta forma, poder-se-á cruzar informação, documentos técnicos e imagens, com a localização geográfica dos pontos que se pretende estudar.

De acordo com Cláudia Pinto, técnica da Câmara Municipal de Lisboa, “esta solução desenhada pela Smartgeo vem oferecer à CML uma nova ferramenta de armazenamento de informação geológica, geotécnica e hidrogeológica, que ganha especial importância devido ao facto de permitir conhecer o subsolo da cidade, promovendo a definição de medidas preventivas e mitigadoras dos efeitos dos riscos naturais a que a cidade está sujeita, nomeadamente o risco sísmico. Desta forma, passamos a aceder a dados considerados relevantes de uma forma muito mais rápida e prática, algo que tenderá a melhorar os regulamentos municipais”, disse.

O GeoSIG, que terá uma representação geográfica associada e permitirá efetuar pesquisas por atributos dos dados, está a ser desenvolvido através de sistemas assentes maioritariamente em plataformas Open Source de Sistemas de Informação Geográfica.