Categories: Negócios

Smarter lança três produtos para tornar a cozinha inteligente

Os três novos produtos da Smarter Applications chegam à Europa no terceiro trimestre do ano com um preço aproximado de 130 euros cada. Allistair Lowe, diretor de Investigação e Desenvolvimento da startup britânica, explicou à Bit para que servem estes gadgets.

“A ideia é criar uma cozinha inteligente”, referiu durante o CES Unveiled, um showcase que destaca produtos e ideias inovadoras. Não tem frigoríficos de cinco mil euros no orçamento de 2016? Sem problema. A Fridge Cam é, como o nome indica, uma câmara para colocar dentro do frigorífico e fazer o mesmo que o Family Hub da Samsung promete: tirar uma fotografia do seu conteúdo de cada vez que fecha a porta. Essa foto é depois carregada na nuvem e o consumidor pode aceder à mesma a partir do seu smartphone.

“Imagine que está a passar pelo supermercado e não se lembra do que falta, basta ver a última foto para ver o que tem em casa. Ou que quer cozinhar logo à noite e precisa de saber com o que pode contar”, detalha Lowe. Esta câmara não é, no entanto, proativa na hora de avisar o utilizador de que está quase sem sumo de laranja.

É para isso que serve o dispositivo Mats, que é um mini-tapete eletrónico programado pelo utilizador para monitorizar o consumo de determinado tipo de alimentos. “Regista as quantidades existentes e envia-lhe uma notificação quando está quase a acabar”, adianta Lowe.

O terceiro produto é um dispositivo áudio, Detect, que capta os sons na cozinha e notifica o utilizador do seu significado. Por exemplo, quando a máquina de lavar roupa termina o ciclo, ou quando o alarme do forno dispara (poderá também ser um dispositivo de alerta em caso de perigo). Os gadgets vão ser vendidos separadamente, refere Lowe, mas ainda não estão fechados os canais de distribuição. A julgar pelo sucesso dos dois produtos anteriores da marca – a iKettle e a Smarter Coffee, uma máquina de café que é controlada via smartphone, existe mesmo um mercado para estes gadgets que facilitam a transformação das casas em ‘smart homes’. A começar pela cozinha.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

24 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago