Categories: Negócios

Smarter lança três produtos para tornar a cozinha inteligente

Os três novos produtos da Smarter Applications chegam à Europa no terceiro trimestre do ano com um preço aproximado de 130 euros cada. Allistair Lowe, diretor de Investigação e Desenvolvimento da startup britânica, explicou à Bit para que servem estes gadgets.

“A ideia é criar uma cozinha inteligente”, referiu durante o CES Unveiled, um showcase que destaca produtos e ideias inovadoras. Não tem frigoríficos de cinco mil euros no orçamento de 2016? Sem problema. A Fridge Cam é, como o nome indica, uma câmara para colocar dentro do frigorífico e fazer o mesmo que o Family Hub da Samsung promete: tirar uma fotografia do seu conteúdo de cada vez que fecha a porta. Essa foto é depois carregada na nuvem e o consumidor pode aceder à mesma a partir do seu smartphone.

“Imagine que está a passar pelo supermercado e não se lembra do que falta, basta ver a última foto para ver o que tem em casa. Ou que quer cozinhar logo à noite e precisa de saber com o que pode contar”, detalha Lowe. Esta câmara não é, no entanto, proativa na hora de avisar o utilizador de que está quase sem sumo de laranja.

É para isso que serve o dispositivo Mats, que é um mini-tapete eletrónico programado pelo utilizador para monitorizar o consumo de determinado tipo de alimentos. “Regista as quantidades existentes e envia-lhe uma notificação quando está quase a acabar”, adianta Lowe.

O terceiro produto é um dispositivo áudio, Detect, que capta os sons na cozinha e notifica o utilizador do seu significado. Por exemplo, quando a máquina de lavar roupa termina o ciclo, ou quando o alarme do forno dispara (poderá também ser um dispositivo de alerta em caso de perigo). Os gadgets vão ser vendidos separadamente, refere Lowe, mas ainda não estão fechados os canais de distribuição. A julgar pelo sucesso dos dois produtos anteriores da marca – a iKettle e a Smarter Coffee, uma máquina de café que é controlada via smartphone, existe mesmo um mercado para estes gadgets que facilitam a transformação das casas em ‘smart homes’. A começar pela cozinha.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

80% reconhece a importância do Regulamento dos Serviços Digitais

Mais de 79% admite que opiniões online de consumidores impactam escolha da marca enquanto os…

3 dias ago

Ubiwhere apresenta produtos-piloto da Digital Nervous System Testbed

A solução foca-se na transição digital e permite avançar com a simulação de cenários reais…

3 dias ago

Pipedrive reforça as soluções de inteligência artificial

O CRM está a consolidar o seu compromisso com a IA através de um desenvolvimento…

4 dias ago

MEO acolhe 60 novos talentos no programa de trainees DarWiN

Estes jovens vão trabalhar em projetos desafiantes das várias áreas de negócio, tais como engenharia…

1 semana ago

Portuguesa KWAN aposta na Bélgica e Alemanha

A consultora nacional pretende ultrapassar este ano a meta dos 18 milhões e conta neste…

1 semana ago

Arsenal e NTT DATA anunciam parceria de transformação digital

O acordo plurianual vai dar origem a experiências personalizadas e de excelência para os adeptos…

1 semana ago