Categories: Mobilidade

SkyTran vai construir “estradas flutuantes” em Israel

A empresa californiana skyTran, criadora de um sistema de transporte de alta-velocidade que recorre a tecnologia vanguardista de levitação magnética, uniu forças com a Israel Aerospace Industries para a construção de uma rede de transportação elevada, que intenta resolver os problemas de congestionamento de trânsito que afligem a movimentada e grandemente populada cidade de Tel Aviv.

O projeto-piloto consistirá num circuito de 400 ou 500 metros, cujos trilhos electromagnéticos transportarão, a grandes velocidades, pequenos e super-leves veículos suspensos por tecnologia de levitação magnética com capacidade para dois tripulantes.

Numa primeira fase, o sistema de demonstração tecnológica (TDS), que permitirá verificar e ajustar todas as variáveis num ambiente seguro e controlado antes de ser reproduzido noutros locais, os pequenos veículos aerodinamicamente futuristas não circularão a mais de 70 quilómetros por hora. Contudo, deverão atingir os 240 km/h em circuitos públicos, de acordo com Jerry Sanders, diretor executivo da skyTran.

Tel Aviv é uma cidade gravemente afligida por perturbações rodoviárias, visto que não dispõe de um metropolitano e onde a maioria das pessoas desloca-se via automóvel, pelo que o sistema da skyTran será a solução indicada para estas problemas.

O TDS deverá estar finalizado no final do próximo ano.

Quem viu o filme Total Recall com o Colin Farrell e com a Kate Beckinsale certamente lembrar-se-á dos veículos eletromagneticamente suspensos. Digamos que, basicamente, o conceito das redes da skyTran não deverá estar muito longe dessa ficção…que não tardará a ser realidade.

Desta forma, os passageiros poderão requisitar um dos veículos através do seu smartphone e pedir que ele se encontre com eles numa das várias estações localizadas por toda a cidade, e serão levados diretamente para o destino escolhido. O tempo de viagem será verdadeiramente reduzido.

Sanders assegura que este sistema equivalerá a três autoestradas em termos de poder de escoamento do trânsito.

A skyTran declarou que objetiva revolucionar a indústria dos transportes como nós agora a conhecemos, mitigando os congestionamentos e os níveis de poluição nas zonas urbanas.

A skyTran tem vários projetos em todo o mundo para a construção destes novos modelos de transporte público. Contudo, estão pendentes do sucesso do TDS no campus corporativo da IAI em Israel.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago