Categories: Mobilidade

Sites mobile portugueses são dos mais lentos a carregar

O  estudo do Google analisou 17 países europeus e de 11 indústrias diferentes e revela que, apesar de mais de 50% do tráfego ser actualmente mobile, os negócios não estão preparados para esta mudança.

De acordo com a informação do Google Data, o tempo médio de carregamento dos websites mobile na Europa é de cerca de 9,124 segundos, ou seja, muito longe das melhores práticas dos 3 segundos. É que, de acordo com a empresa, quando  quando se coloca um utilizador de mobile à espera entre 1 e 5 segundos a mais dessa marca, a probabilidade de saída é de 90%. 

A Alemanha revela o melhor desempenho com um tempo médio de 8,1 segundos enquanto que Portugal ocupa a 16ª posição, em que só a Turquia fica atrás. O tempo médio de carregamento de um site mobile no nosso país é de 10,2 segundos.

A nível do tipo de setor, os resultados globais revelam que os sites mais rápidos são os de classificados, com um tempo médio de carregamento de 8,14 segundos, seguido dos sites de Finanças, com 8,2 segundos. Entre os mais lentos estão os sites de retalho e do setor automóvel, com 10,3 segundos.

Quando se olha para os sites por segmento em Portugal, os com melhor desempenho são entretenimento e media e os classificados, com 7,5 segundos e 8,8 segundos, respetivamente.  De acordo com estudo, as piores prestações são dos sites ligados ao Governo e educação, com 12,8 segundos, sector automóvel, com 12 segundos, e retalho com 10,8 segundos. E nem a tecnologia se safa com os sites desse segmento a demorarem 10,4 segundos a carregar.

 

“Os resultados deste estudo deverão ser olhados com atenção. Atendendo que quase um em cada três compras on-line decorrem hoje no mobile é fácil ver que existem imensos motivos para melhorar a velocidade do mobile e imensas oportunidades para aproveitar e capitalizar”, explica, em comunicado, Frederico Costa, Head of Agencies Google Portugal.

Para conhecer o desempenho de um website mobile, o Google disponibiliza uma ferramenta gratuita, o Test My Site, que permite obter um relatório com várias informações relevantes.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

20 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago