Categories: Mobilidade

Sites mobile portugueses são dos mais lentos a carregar

O  estudo do Google analisou 17 países europeus e de 11 indústrias diferentes e revela que, apesar de mais de 50% do tráfego ser actualmente mobile, os negócios não estão preparados para esta mudança.

De acordo com a informação do Google Data, o tempo médio de carregamento dos websites mobile na Europa é de cerca de 9,124 segundos, ou seja, muito longe das melhores práticas dos 3 segundos. É que, de acordo com a empresa, quando  quando se coloca um utilizador de mobile à espera entre 1 e 5 segundos a mais dessa marca, a probabilidade de saída é de 90%. 

A Alemanha revela o melhor desempenho com um tempo médio de 8,1 segundos enquanto que Portugal ocupa a 16ª posição, em que só a Turquia fica atrás. O tempo médio de carregamento de um site mobile no nosso país é de 10,2 segundos.

A nível do tipo de setor, os resultados globais revelam que os sites mais rápidos são os de classificados, com um tempo médio de carregamento de 8,14 segundos, seguido dos sites de Finanças, com 8,2 segundos. Entre os mais lentos estão os sites de retalho e do setor automóvel, com 10,3 segundos.

Quando se olha para os sites por segmento em Portugal, os com melhor desempenho são entretenimento e media e os classificados, com 7,5 segundos e 8,8 segundos, respetivamente.  De acordo com estudo, as piores prestações são dos sites ligados ao Governo e educação, com 12,8 segundos, sector automóvel, com 12 segundos, e retalho com 10,8 segundos. E nem a tecnologia se safa com os sites desse segmento a demorarem 10,4 segundos a carregar.

 

“Os resultados deste estudo deverão ser olhados com atenção. Atendendo que quase um em cada três compras on-line decorrem hoje no mobile é fácil ver que existem imensos motivos para melhorar a velocidade do mobile e imensas oportunidades para aproveitar e capitalizar”, explica, em comunicado, Frederico Costa, Head of Agencies Google Portugal.

Para conhecer o desempenho de um website mobile, o Google disponibiliza uma ferramenta gratuita, o Test My Site, que permite obter um relatório com várias informações relevantes.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago