A Siemens, através da divisão Building Technologies (BT), tem investido no sentido de aumentar a eficiência dos edifícios, com o intuito de os tornar mais confortáveis e seguros, reduzindo simultaneamente o seu impacto ambiental. Neste âmbito criou em Alfragide, sede da empresa em Portugal, três centros para o desenvolvimento e implementação de soluções inteligentes de proteção contra incêndios, segurança, automação, eficiência energética, segurança da informação e monitorização de edifícios.
Hoje em dia os edifícios representam perto de 40% do consumo energético global pois cerca de 90% da atividade humana decorre nestes mesmos espaços[1].
Os três Building Technologies Centers – Building Automation, Fire Safety & Security e Information Technologies, trabalham de forma coordenada para permitir o desenvolvimento e implementação de soluções e projetos integrados, através da aplicação de conceitos e plataformas que englobam todas as necessidades dos edifícios em estreito cumprimento com os mais elevados padrões de segurança informática.
As soluções apresentadas nestes centros são adequadas para infra-estruturas tão diversas como hospitais, datacenters, centros comerciais, infra-estruturas críticas, aeroportos, entre outros. Recorde-se que o portefólio da Siemens em Portugal já permitiu tornar 150 edifícios mais inteligentes e eficientes nos últimos três anos.
Como refere Luís Mourato, responsável pela divisão, “nestes centros desenvolvemos aplicações específicas para os nossos clientes e temos soluções de raiz criadas pela BT Portugal. Por exemplo o BIDS – Building Interactive Digital System – é uma plataforma que permite ao utilizador do edifício interagir com o mesmo. Ao desenvolver um modelo 3D, garantimos uma interação com todos os espaços do edifício de forma eficaz”.
Em Portugal, a Siemens tem investido estrategicamente na criação de Laboratórios Aplicacionais e Centros de Experimentação, onde os seus profissionais desenvolvem soluções tecnológicas juntamente com clientes, parceiros e investigadores nas áreas da digitalização, da indústria 4.0 e das infra-estruturas para edifícios e mobilidade.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…