SIBS e IBM fazem parceria para uso de solução cognitiva no combate à fraude

A solução agrega o know-how e procedimentos de segurança e anti-fraude da SIBS com a tecnologia cognitiva de última geração da IBM na área de Watson for Financial Services.

Os desafios e oportunidades nos serviços de prevenção e deteção de fraude estão em constante crescimento. Se por um lado os ataques são cada vez mais sofisticados,  a regulamentação a cumprir é mais estrita e existem novas formas de autenticação, por outro há cada vez mais serviços, como os pagamentos instantâneos , e APIs bancárias em plataforma aberta. I
 
Com esses novos desafios em mente, a SIBS decidiu reforçar o seu compromisso e a sua aposta nos serviços de deteção de fraude, incorporando no PAYWATCH – o seu serviço de segurança anti-fraude – capacidades analíticas avançadas e de inteligência artificial da IBM.
 

A solução, que será disponibilizada num modelo as-a-service,  ira fazer a monitorização, prevenção, deteção, interceção e investigação de fraude em processos de pagamento ou em qualquer outro processo de transação, e estará disponível para várias entidades a nível global, sejam bancos, emissores de cartões, retalhistas, ATM, TPP (Third Party Payment System) ou gateways.

Segundo as empresas revelaram em comunicado, a nova aposta promete grandes poupanças para as instituições financeiras, ao identificar e encurtar os ciclos de deteção de padrões de fraude, ao reduzir o tempo e o esforço para atualizar os existentes e implementar novos, e ao permitir formas mais rápidas e mais eficazes de resposta, fortalecendo a experiência e a confiança do cliente.

A SIBS tirará partido da solução Counter Fraud Management for Safer Payments da IBM, disponível na plataforma integrada de soluções Watson para os serviços financeiros, e já utilizada por alguns dos maiores e complexos portefólios de pagamentos no mundo, com capacidades cognitivas únicas, algoritmos de machine learning e escalabilidade, para uma maior precisão na deteção de fraude, reduzindo consideravelmente os falsos alarmes e os custos operacionais das instituições.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago