O projeto SHIFT2FUTURE do IAPMEI vem dar continuidade a diversas iniciativas com a finalidade de promover o conhecimento do tecido empresarial sobre a nova realidade industrial, indústria 4.0 (i4.0), e de acelerar a transição digital.
Este projeto envolve empresas dos setores de moldes e plásticos; pedra; cerâmica e vidro; têxteis e calçado; automóvel e aeronáutica; IT e IoT; agro-alimentar e turismo, tendo como principal objetivo apoiar e acelerar a transição das PME para a economia 4.0.
Esta transição far-se-á através de um conjunto de ações que visam capacitar os empresários com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.
O Shift2future surge na sequência do Shift to 4.0, uma ferramenta de autodiagnóstico que, de uma forma simples e automática, permite às empresas, de qualquer setor, dimensão ou localização, avaliar o seu estado de maturidade digital.
Esta ferramenta já foi usada por mais de 400 empresas, “esperando-se um crescimento significativo nos próximos 2 anos”, refere o IAPMEI. Após avaliação do projeto piloto, concluiu-se que os principais objetivos das empresas com a adoção da i4.0 se prendem com o aumento da receita e da eficiência.
A maioria das empresas do estudo “conhece” o conceito i4.0, mas o aprofundar do conhecimento, revelou-se uma necessidade e a sensibilização permanente para a i4.0 é um fator crítico para a transformação da economia.
Desenvolvida pelo ISQ e promovida pelo IAPMEI, a conceção da SHIFT to 4.0 teve por base o inquérito criado pelo IW Consult da Cologne Institute for Economic Research e pela FIR da RWTH da Universidade de Aachen, tendo sido adaptado à realidade portuguesa pelo ISQ.
O novo programa Shift2future será desenvolvido numa parceria entre o IAPMEI, o ISQ, a Universidade de Aveiro, o CTCV e a TecMinho.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…