Seul quer lançar serviço para fazer frente ao Uber

O governo da cidade de Seul vai lançar um serviço de táxis para rivalizar com o Uber, disse a Reuters. O serviço deverá ser lançado em agosto e surge como mais uma perda no sapato da plataforma norte-americana, que tem sido fustigada ativamente na Coreia do Sul.
Parece que os planos de expansão do Uber na quarta maior economia asiática poderão ter os dias contados. O Governo Metropolitano de Seul (o equivalente a uma Câmara Municipal portuguesa) está a planear lançar um serviço de táxis na capital sul-coreana para combater o norte-americano Uber. Segundo a Reuters, a administração de Seul disporá de uma frota de cerca de duzentas viaturas.
Esta estratégia é apresentada uma semana depois de o ministério dos transportes da Coreia do Sul ter recusado a proposta do Uber para a renovação da sua licença de operação no país. O órgão governamental sublinhou veementemente que pretende cessar permanentemente as operações sul-coreanas do Uber.
O serviço norte-americano, que pode ser considerado uma central de táxis digital para dispositivos móveis, tem batalhado contra restrições lançadas às suas operações por países como Espanha, França, Índia e Coreia do Sul. Os governos destes Estados acusam o Uber de operar à margem das leis reguladoras do setor dos transportes.
O governo da cidade de Seul deverá ainda, segundo consta, apresentar serviços que permitam que os utilizadores possam entrar em contacto com táxis registados, através de aplicações para smartphones. A Reuters adiantou que estes serviços serão lançados por empresas como a SK Telecom e a Kakao Talk já no próximo mês de março.