A Unisys Portugal reuniu hoje a imprensa no Hotel Tiara Park Atlantic para abordar a evolução do seu negócio no mercado nacional, as perspetivas para este ano e a estratégia para o segmento empresarial.
Luís Deveza, Managing Director e Presidente do Conselho de Administração da Unisys Portugal, revelou que a empresa obteve um crescimento do volume de negócios em 2013 de 4%, no total de vendas e prestações de serviços, sendo que a carteira de encomendas teve uma subida superior a dois dígitos. Em 2014, o executivo espera consolidar este crescimento, salientando que os primeiros meses deste ano mostraram sinais positivos e que o 2º semestre é, tradicionalmente, mais forte.
Para este crescimento muito contou o impacto positivo da exportação direta de tecnologias e serviços para Angola, onde a empresa trabalha com parceiros locais, e da exportação indireta de serviços, ou seja, recursos da Unisys Portugal que são utilizados noutras subsidiárias da multinacional (especialmente em França, Espanha, Holanda e Inglaterra), fruto dos skills dos profissionais nacionais e da competitividade a nível de preço.
Este crescimento da procura fez com que a Unisys Portugal tenha alargado a sua equipa de colaboradores nos últimos 12 meses. Destaque-se que cerca de 80% do volume de negócio da empresa é feito em serviços.
Luís Deveza salientou que a empresa passou os últimos três anos muito focada nos clientes, para conseguir assegurar que a oferta da Unisys corresponde a necessidades reais do tecido empresarial nacional. Segundo o responsável, as organizações portuguesas têm em curso processos de transformação e as TI já são vistas como um enabler dessa transformação. Assim, a Unisys Portugal foca a sua atenção em 5 grandes áreas – segurança, colaboração interna, serviço e gestão de clientes (ou munícipes/cidadãos) em ambiente omnicanal (CRM), suporte ao utilizador final, e mobilidade, sendo que, em todas, tem o objetivo de ajudar na racionalização de custos, inovação, eficácia operativa e digitalização de processos.
Entre as inovações tecnológicas e de serviço em áreas que a Unisys considera críticas – segurança, sistemas, aplicações e serviços –, destaque para quatro lançamentos: Stealth – uma solução de segurança baseada em software, que visa diminuir os riscos no acesso a dados, aplicações, redes e sistemas; Forward! – sistemas para data centers; IT-as-a-Service – ambientes de cloud para simplificar processos de gestão de serviços de TI; e Flexible Workspace – acesso às aplicações e dados através de qualquer dispositivo, suportado por um portal de self-service.
Refira-se que, entre os principais clientes da Unisys em Portugal estão os sectores da Administração Pública, Banca e Seguros, Telecomunicações e Utilities.
Por fim, há que destacar a importância que a Unisys dá às parcerias, sendo que a realizada com a Microsoft, que está a comemorar 10 anos, é o expoente máximo. Atualmente, a empresa conta com um Centro de Competências Microsoft, que também tem sido utilizado como parte integrante da estratégia de crescimento internacional da Unisys Portugal – nomeadamente através de projetos de Nearshore para outras subsidiárias europeias – e que agrega cerca de 100 colaboradores.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…