Categories: InovaçãoM2MRedes

Serviços de carros conectados vão gerar 98% do tráfego M2M

A pesquisa, contida no white paper “The Future of M2M”, indica que serviços como o CarPlay da Apple e o Android Auto da Google irão gerar enormes quantidades de tráfego móvel M2M nos carros conectados. Durante os próximos cinco anos, esses serviços vão representar quase a totalidade desse tráfego mundial.

O estudo “M2M: Strategies & Opportunities for MNOs, Service Providers & OEMs 2016-2021” refere que aplicações com uso intensivo de dados, como rádio através de internet, streaming de música e serviços de informação vão gerar 6,000 Petabytes por ano – um petabyte é um milhão de gigabytes, o que é um volume incrível. Os cartões SIM 4G para carros vão permitir updates “over the air.”

V2V para carros autónomos

Outro dos aspeto na explosão M2M é que será essencial para o desenvolvimento de sistemas de carros autónomos. A Juniper fala da tecnologia V2V (veículo a veículo), que será central para o mercado nos próximos anos.

Os operadores terão de assegurar que as suas redes vão aguentar o aumento do tráfego de dados, especialmente em áreas urbanas. Os sistemas de cidades inteligentes, como estacionamento inteligente, vão aumentar, ainda mais, essa pressão no tráfego.

A pesquisa indica que módulos M2M que consomem menos dados serão adotados rapidamente em áreas como saúde, agricultura e domótica.

“O mercado M2M oferece uma alternativa em relação à quebra de receitas de voz e mensagens tradicionais”, refere o autor do estudo, Sam Barker. “Os operadores estão agora a tentar capitalizar no crescimento do M2M.” Todavia, os operadores de rede terão de oferecer mais que conectividade, juntando serviços com valor acrescido para os seus clientes.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago