Será o PC a próxima grande aposta da Xiaomi?
A chinesa Xiaomi, que dominava o mercado chinês dos smartphones até ser derrubada pela Apple, pode estar a considerar o lançamento do seu primeiro laptop. A entrada no setor dos computadores pessoais pode acontecer já no primeiro trimestre do próximo ano, defrontando a Apple num novo campo de batalha.
A estreia da Xiaomi no mercado dos PC deverá acontecer através de um notebook, de acordo com fontes próximas do assunto que falaram com a agência Bloomberg. Este produto competirá com o MacBook da Apple e, também, com o ThinkPad da Lenovo. O notebook deverá apelar ao segmento premium do mercado dos PC.
A jovem companhia chinesa, com apenas cinco anos, esteve já envolvida em negociações com a Samsung, para o fornecimento de processadores de memória para os seus dispositivos. Esse acordo pode, no entanto, estender-se ao fornecimento de ecrãs, dizem as fontes anónimas.
O sucesso da Xiaomi foi motivado pelo desenvolvimento de smartphones de design apelativo e com componentes de gama alta, vendidos a preço de dispositivos de linha média, o que levou a que alguns dos seus concorrentes asiáticos, como a sul-coreana Samsung, vissem as suas quotas de mercado a mirrar.
Se a Samsung realmente se assumir como fornecedor de componentes para os notebooks da Xiaomi, a companhia criadora da família de smartphones Galaxy poderá fortalecer o seu negócio, que já viu melhores dias.
Mas uma questão poderá surgir na mente dos leitores: se o mercado dos computadores pessoais tem vindo a cair, devido ao crescimento do mercado dos dispositivos móveis, será que a Xiaomi está a dar um passo na direção correta?
Uma análise da Gartner indicou que as vendas de PC caíram 9,5% no segundo trimestre de 2015, face ao mesmo período do ano passado. De abril a junho, foram apenas vendidos 68,4 milhões de computadores (desktops e laptops), o valor mais baixo dos últimos dois anos.