Sensação de conduzir de olhos fechados é cada vez mais real com a cloud da Bosch

A forma como sentimos a estrada, enquanto conduzimos, não deve ser desvalorizada. Em que condição está a estrada, quão bem os pneus aderem ao piso? Permitir ter uma melhor perceção sobre estes detalhes pode ajudar os condutores a lidar com o seu veículo de forma adequada e segura. Os pilotos profissionais já têm uma expressão para isso: conduzir de olhos fechados. A sua sensibilidade e experiência já lhes permite sentir a estrada de uma forma mais precisa e perceber as variáveis de forma mais imediata. Os veículos automatizados também precisam dessa informação de forma imediata, mas infelizmente, falta-lhes a capacidade de sentir essas perceções pelo menos até agora. A Bosch desenvolveu um sistema que capacita os veículos desta sensibilidade. “Estradas molhadas, neve, gelo – através dos serviços preditivos de condições da estrada, alertamos para perigos antes que as situações críticas possam ocorrer. Através da parceria com a Foreca é possível cruzar dados meteorológicos, o que significa que um veículo automatizado “saberá exatamente onde e como pode conduzir”, afirmaDirk Hoheisel , membro do conselho de administração da Bosch.

A Foreca é uma fornecedoras de informações meteorológicas do mundo, com duas décadas de experiência na previsão de condições meteorológicas na estrada. “Combinar a experiência da Foreca e da Bosch levará a uma nova era de previsão das condições da estrada. Ao contrário das previsões meteorológicas nos meios de comunicação, os serviços de condições viárias da Bosch têm em conta múltiplos cenários possíveis ”, adianta Petri Marjava, diretor de vendas da Foreca. Para além da segurança, estes serviços permitem aumentar o número de funcionalidades na condução autónoma. Este pacote de serviços da Bosch deve ser lançado mundialmente em 2020, inicialmente com base em dados meteorológicos. À medida que mais e mais carros conectados aparecerem nas estradas, a capacidade, o volume e a cobertura do serviço aumentará.

 

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

24 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

2 dias ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

3 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

4 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

5 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago