Segundo dia do eShow 2013. Digital Advertising, Mobile, Startups, Publicações Online, Cloud e Social Media foram alguns dos temas falados.
O Fórum Mobile serviu de plataforma de divulgação de vários produtos direcionados para mobile, como o serviço que converte mensagens de voz em texto, televisão em multiscreen, uma plataforma para converter os sites de forma a que o site possa ser visto da mesma forma em qualquer dispositivo, a Cloud e o seu impacto positivo, aplicações de clubes de futebol onde se pode comprar bilhetes para os jogos, entre outros.
Já da parte da tarde, o Fórum Startups focou o surgimento “de uma nova vaga de negócios e empresas promovidas por empreendedores portugueses”. Foi uma forma de compreender como uma ideia passa “do papel” para a empresa, assim como os erros cometidos e que soluções encontraram.
O Fórum Online Publishers debateu a atualidade das publicações tradicionais no meio digital. Apesar de as publicações não conseguirem com que os leitores subscrevam conteúdos online, o digital pode ser uma forma de “salvar” a indústria, através de mais conteúdos em diferentes formatos, como vídeo.
No Fórum Cloud foi apresentado o ponto da situação da adoção da Cloud em Portugal, relativamente à oferta e procura pelas empresas, seguido de um debate entre os intervenientes onde se abordou os temas como temas a estratégia dos fornecedores e a migração de empresas para a Cloud.
O último Fórum do eShow 2013, no auditório um, tinha como tema Social Media. Numa altura em que o Social Media faz cada vez mais parte das vidas dos utilizadores de Internet, o Facebook e o Youtube são as principais e o local de eleição dos negócios e marcas que utilizam estas plataformas para comunicarem e interagirem com os seus consumidores.
Já o auditório dois abriu com o Seminário “Técnicas para aumentar o ROI de Marketing online nos seus canais”. Este fórum foi apresentado por Cátia de Oliveira, Country Manager Portugal da Lengow, que se centralizou nas formas de analisar e comparar a rentabilidade dos diversos canais de marketing online, como o KuantoKusta, Criteo, Shopmania e Google Adwords. A oradora apresentou as soluções que a Lengow oferece, tais como a centralização de fluxos XML, otimização da indexação e aumento da rentabilidade dos produtos.
No segundo fórum deste auditório, “Pagamentos móveis – A solução do futuro”, Sebastião de Lancastre demonstrou que o telemóvel veio revolucionar as nossas vidas e que, brevemente, este dispositivo será utilizado para fazer quase tudo. O Diretor Geral da Easypay revelou também que Portugal é o país do mundo mais avançado em pagamentos eletrónicos, mas ainda existem barreiras que impedem as PME de utilizar este meio. Sebastião de Lancastre explicou as soluções a implementar para ultrapassar estas barreiras.
“E-commerce com operador logístico além fronteiras” foi o fórum apresentado por Joana Ponte, Diretora de Marketing CTT Expresso, onde foram abordados os casos de sucesso de vendas online das empresas Odisseias, SalesAfterSales.com e Mysweets4u.com, que têm como parceiro logístico e de transporte os CTT Expresso.
David Ortega foi o orador do seminário que se seguiu, “Hello. Spotify Here”, onde apresentou a plataforma Spotify, um projeto que “disponibiliza a melhor música para cada momento”. Este site registou no ano do seu início de atividade um milhão de utilizadores e atualmente já se encontra em 28 países. David Ortega revelou que a Spotify nasceu para combater a pirataria e fazer com que os músicos sejam recompensados pelo seu trabalho.
No quinto seminário do dia, Nuno Martins, Business Development Manager da DHL, foi o orador responsável por “Soluções e estratégias para e-commerce internacional e caso da Giovanni Galli”.
O orador demonstrou que é preciso uma estratégia bem definida e soluções adequadas para cada mercado. A sua apresentação teve como objetivo dar a conhecer algumas dessas soluções que a DHL propôs em conjunto com a Giovanni Galli para o negócio online.
Romeu Pinto é Country Manager da Cabestan Portugal e no fórum “Case study: Paris Saint-Germain, uma verdadeira relação multicanal com mais de cinco milhões de simpatizantes”, o orador falou sobre a forma como o PSG gere a sua comunicação multicanal com as soluções da Cabestan. Foram apresentadas as problemáticas no ano em que se iniciou a parceria, a resposta aos problemas, os resultados atuais e os objetivos futuros.
No seminário “Serviço NetCaixa – Solução de pagamentos”, a apresentação esteve a cargo da Coordenadora do Gabinete Técnico da CGD. Sandra Cristina Silva falou sobre os principais serviços de oferta NetCaixa, especialmente pagamentos de e-commerce e novas tecnologias. A coordenadora abordou ainda temas como os novos projetos Contactless e Caixa Mobile.
No final da sessão do auditório dois, Karina Costa, Diretora de Operação da Fábrica de Startups explicou a sua missão o funcionamento, seguindo-se o testemunho de Paulo Gaudêncio, CEO da Eduke.me, uma plataforma de formação online em marketing, tecnologia e negócio.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…