Schneider lança upgrade do Xenta 121

A sua programação permite uma utilização em diferentes escalas de aquecimento, refrigeração e controlo da ventilação, podendo ser configurado para usar uma variedade de atuadores de válvulas. A bomba de calor pode ser configurada para funcionar com um máximo de três compressores e lida com válvulas de inversão e isolamento. O Xenta 122 pode incluir, ainda, um estádio de aquecimento secundário, por exemplo, um permutador elétrico ou um permutador a gás.

Fernando Ferreira, Ecobuildings Manager da Schneider Electric, considera que “a função Modos de Exceção é um dos grandes destaques do novo controlador, pois permite que os integradores de sistemas atendam facilmente a uma variedade de requisitos do cliente. Esta função permite pré-configurar diferentes modos que visam substituir o controlo normal, no caso de um evento específico. Estes incluem, por exemplo, a regulação da temperatura ambiente, da água ou do ar exterior, bem como de sensores de CO2, humidade relativa e ocupação”.

É fácil configurar as sequências de aquecimento e arrefecimento, basta escolher o número de estágios ou o tipo de saída das listas suspensas. Os pontos de ativação e a limitação dos sinais de saída são ajustados facilmente e intuitivamente. Dos vários atuadores suportados por esta função, o destaque vai para o ponto de ativação configurado pelo utilizador, com dois e três estágios e histerese para um funcionamento suave, 3P (aumento/diminuição), PWM configurável, e, analógico 0-10 V.

A nova ferramenta da energética fornece também um economizador através do sistema de amortecimento de ar externo. Este controlador ajuda a melhorar o clima interior e a garantir, em simultâneo, maior eficiência energética.

O Xenta 122 é uma evolução do Xenta 121, projetado com objetivo de alcançar ainda maior precisão, havendo assim compatibilidade entre os dispositivos: as configurações do Xenta 121 podem ser usadas no Xenta 122.

Entre as várias especificações contam-se as seguintes: as sequências para aquecimento e arrefecimento podem ser configuradas em detalhe. Poderão ser utilizados atuadores LonWorks, através de variáveis ​​de rede padrão LonWorks (SNVTs). Esta configuração garante um controlo de temperatura eficiente e preciso; é utilizado preferencialmente na plataforma de Gestão Técnica EcoStruxure Buildings, Software StruxureWare™ Building Operation v1.9.1 da Schneider Electric, ou superior. Também podem integrar o sistema TAC Vista™ ou qualquer outro sistema LON; e está certificado de acordo com o eu.bac Individual Zone Control para ventiladores e sistemas de tetos arrefecidos, por garantir melhor precisão no funcionamento e assegurar maior eficiência energética.

Destacam-se como principais características do TAC Xenta™122-FC Flexible Controller, o facto de ter uma válvula comum ou duas válvulas separadas, para aquecimento e arrefecimento; os estágios de aquecimento e arrefecimento serem definidos pelo utilizador; ter válvulas de inversão e isolamento integradas no controlador da bomba de calor; ventilador programável, 24 VAC ou 230 VAC, e, os modos de Exceção facilmente configuráveis pelo utilizador.

Liliana Barragão

Recent Posts

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

15 horas ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

2 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

3 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

1 semana ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

1 semana ago