Schneider Electric melhora app Wiser Home

A nova funcionalidade proporciona gestão de energia otimizada por IA de duas das maiores cargas de energia doméstica: esquentadores e carregadores de veículos elétricos.

Schneider Electric revelou que a sua funcionalidade alimentada por Inteligência Artificial (IA) já está disponível na aplicação Wiser Home.

A nova funcionalidade da Schneider Electric “é a primeira do seu género no mercado”, proporcionando gestão de energia otimizada por IA de duas das maiores cargas de energia doméstica – esquentadores e carregadores de veículos elétricos – através de uma única aplicação, a Wiser Home, a solução de gestão de energia doméstica da Schneider Electric que fornece monitorização, controlo e otimização de energia.

A nova funcionalidade “otimiza as contas de energia” através da gestão automatizada das cargas e da programação preditiva do consumo de energia, adaptando-se aos estilos de vida dos utilizadores.

Sendo um algoritmo preditivo, a funcionalidade alimentada por IA aprende com os dados dos hábitos e preferências dos utilizadores, previsões meteorológicas em tempo real, dados dos preços de energia, limites dos contratos de energia e capacidade de produção solar.

A funcionalidade é capaz de determinar e antecipar os períodos mais rentáveis para utilizar o carregador de VE ou aquecer o tanque de água, graças às suas capacidades de previsão meteorológica e de tarifas dinâmicas.

Pode também alinhar o carregamento de veículos elétricos e o aquecimento de água com períodos mais rentáveis, tendo em conta as necessidades diárias – como por exemplo os tempos e distâncias de viagem ou o número diário de duches dos membros da família, para garantir que o veículo elétrico e a água quente estão prontos para funcionar quando for necessário.

Nos testes de laboratório desta solução de IA levados a cabo pela Schneider Electric, os proprietários de casas com painéis solares “obtiveram poupanças anuais previstas de entre 400 e 500 euros”, e os proprietários de casas sem painéis solares obtiveram poupanças de “entre 100 e 150 euros”.

Esta simulação baseou-se em dados do mercado francês, considerando duas cargas – carregador de VE e esquentador – e duas fontes – rede e energia solar.