Categories: Data-Storage

SAS debate business analytics no centro de congressos de Lisboa

O Centro de Congressos de Lisboa acolhe hoje a 19ª edição do SAS Fórum Portugal, um evento que explora as grandes tendências do mercado de Business Analytics.

O SAS, que comemora este ano o seu 20º aniversário, pretendeu com este evento “demonstrar como obter vantagens competitivas de negócio”, obviamente recorrendo ao Business Analytics, disse na abertura do congresso Luís Bettencourt Moniz, diretor de marketing da estrutura portuguesa.

Este é o primeiro grande evento do SAS Portugal desde que Fernando Braz, diretor comercial, é o principal executivo da empresa para as operações em Portugal. Isto porque o até então country manager da casa portuguesa, Álvaro Oliveira de Faria, iniciou novas funções de responsabilidade no mercado africano, nomeadamente em Angola e Moçambique.

Na sessão de abertura, Fernando Braz salientou a capacidade de criação de valor com Business Analytics, assumindo que o Big Data não é mais do ter informação estruturada e não estruturada… e conseguir extrair daí informação que seja efetivamente útil. “O SAS tem capacidade para fazer isso, para lidar com enormes volumes de informação. Todos sabemos que é complicado extrair informação quando os dados não estão estruturados. Mas, hoje, essa complexidade é muito menor já que o Big Data trabalha, também, sobre os dados não estruturados, como por exemplo as redes sociais”.

Fernando Braz salientou a necessidade de entender o valor do cliente para evitar o abandono, assim como a relevância de identificar os clientes mais valiosos. “Há que entender o valor do cliente. Tenos de tentar evitar o abandono, mas como? Que ações posso tomar e interagir com o cliente?” E é aqui, diz Fernando Braz, que as ferramentas de Business Analytics podem ajudar as empresas e instituições.

Durante todo o dia vão estar em debate aqui no Centro de Congressos Biga Data, Modernização Hadoop, Deteção e Prevenção de Fraude, Data Governance, Master Data Management e Data Quality, SAS Visual Analytics e Visual Statistics, Customer Intelligence. BANIF, Montepio, NOS, ISCTE, NOVA e Universidade de Aveiro são algumas das empresas que vão apresentar casos mais práticos.

Susana Marvão com Filipe Pimentel

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago