SAP propõe sistema de estacionamento e cupões geolocalizados
A SAP colabora com a BMW para desenvolver soluções personalizadas que se adaptem aos condutores de carros conectados.
O mundo dirige-se para uma parque de carros ligados dentro do ecossistema geral da Internet. Os valores que dirigem o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrónicos (IEEE) são acertados, no ano de 2025 seis em cada dez veículos irão pertencer a esta categoria. Por isso, não se quer deixar para trás quaisquer propostas que comecem a aproveitar e a investigar esta tendência.
Famosos são já os carros sem condutor idealizados pela Google, a Open Automotive Alliance nasceu para levar o sistema operativo móvel Android a veículos que circulem por estradas reais. A Nokia avança no terreno dos sistemas de navegação com HERE Auto e a Apple, mantendo conversações para adquirir a mesma Tesla de Elon Musk
Claramente, as firmas do próprio setor automóvel, como a alemã BMW também prepara as suas propostas. O grupo de Investigação e Tecnologia, há já um tempo que colabora com a sua compatriota e especialista em software SAP para criar serviços de mobilidade personalizados, pensados diretamente para os carros do futuro ( e do presente). Estes valem-se dos recursos na nuvem da SAP HANA Cloud Platform.
É no enquadramento do Mobile World Congress (MWC) 2014, que enfrenta a última jornada, que a SAP e a BMW apresentam dois dos seus serviços, que se adaptam à localização dos veículos e ao caminho que o seu condutor pretende seguir.
Por um lado encontra-se um sistema para procurar lugar de estacionamento que inclui informação detalhada sobre sítios recomendados, as ruas para chegar até ao lugar, tabelas de preços e “a idoneidade do espaço para o veículo em particular”, afirma um dos criadores.
Por outro lado, estes decidiram explorar o uso de cupões de descontos em lojas que se encontram perto dos sítios onde o veículo vai passando, tendo em conta os gostos e preferências do seu condutor.
“Para ajudar a evitar possíveis distrações na condução, o condutor pode controlar a frequência com que se mostram as ofertas”, comenta a SAP, ” o cupão selecionado será enviado para o smartphone do condutor e poderá ser trocado imediatamente num ponto de compra”