SAP Portugal mostra aplicação prática da tecnologia Big Data
A SAP iniciou o Big Data Tour 2014 no dia 5 de Maio com um camião equipado com tecnologias que mostram o potencial do Big Data. A viatura vai percorrer 17 países até Novembro e encontra-se agora em Lisboa, onde pretende mostrar às empresas casos práticos de como o correto tratamento de um grande volume de dados pode servir para agilizar negócios, antecipar tendências de consumo, otimizar cadeias de abastecimento e direcionar investimento.
Nesta montra de tecnologia que chegou a Portugal num camião, a SAP colocou em evidência a sua plataforma SAP HANA, que permite a análise e o processamento de grandes volumes de dados em tempo real. Entre os 29 cenários de negócio e entretenimento em demonstração, o desporto, os sectores de transporte e retalho mobilizaram a área principal deste camião.
A SAP mostrou casos práticos e cenários orientados para as empresas de diferentes sectores de atividade e realçou a aposta da tecnologia da SAP na área do desporto e do entretenimento.
No desporto, o destaque foi para a demonstração do projeto conjunto da SAP e da Associação Alemã de Futebol, que visa ajudar os jogadores da seleção alemã a atingir níveis de elevado desempenho graças à captura e análise de dados em tempo real, incluindo a análise espacial dos movimentos dos jogadores e visualizações de táticas em 3D. Por exemplo, durante um treino, em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas podem produzir mais de 7 milhões de dados e, num único jogo, mais de 60 milhões de registos posicionais podem ser transmitidos, analisados e armazenados com o SAP HANA.
Para além desta área de monitorização e desempenho dos jogadores em tempo real, a SAP também está a inovar ao nível da experiência dos fãs, disponibilizando acesso a estatísticas e a informação sobre os jogadores e equipas, bem como o acesso aos social media e análise de sentimentos nas redes sociais, com personalização de campanhas de marketing, com base no comportamento dos fãs e na interação online com outros fãs através de dispositivos móveis.
Outra aposta da aplicação da tecnologia é a de CRM e vendas de bilhetes, onde o objetivo da SAP é disponibilizar aos gestores das equipas e organizadores de eventos uma visão de 360 graus do seu público, vendas de bilhetes, merchandising, campanhas e competições. E, por último, a área de resultados e operações de negócio para os organizadores dos eventos, que engloba a gestão da informação logística, financeira e de recursos humanos em tempo real.
Na área dos transportes, a demonstração de Big Data da SAP pretendeu revelar como é que as empresas e outras entidades do sector estão a moldar o futuro dos transportes através de uma única plataforma que aglutina e analisa em tempo real toda a informação proveniente dos mais de 300 sensores disponíveis num veículo automóvel.
Por fim, uma máquina de venda automática mostrou como é que as preferências do cliente podem ser antecipadas para aumentar a satisfação do consumidor. Esta ferramenta potencia a rentabilidade de cada ponto de venda e é aplicável de forma transversal a todas as indústrias.