SAP Portugal duplica negócio nas PME nos últimos três anos

O segmento das PME em Portugal, na forma como é determinado pela SAP, são todas as empresas nacionais que, independentemente do seu sector de atividade, registem uma faturação anual entre os cinco milhões de euros e os 500 milhões de euros e que não pertençam a grandes grupos económicos nacionais.

Trata-se, portanto, de um segmento bastante representativo do tecido empresarial português e que se reveste de uma aposta ganha para a SAP em Portugal, por representar atualmente mais de 30% do valor das vendas de software e mais de 40% do volume de transações comerciais da subsidiária nacional.

As principais razões de investimento das empresas nacionais pelas soluções da SAP assentam sobretudo nas necessidades de eficiência operacional, expansão internacional e competitividade. Além disso, reconhecem na SAP uma robustez e uma capacidade de reinvenção, com soluções únicas e inovadoras baseadas numa estratégia de “empresa inteligente”, que lhes permite a integração de todos os seus processos de negócio e a criação de valor ao longo das suas organizações.

 “O crescimento contínuo na adoção de soluções inovadoras e alinhadas com as necessidades das empresas nacionais é um indicador muito positivo da atual modernização do tecido empresarial em Portugal. As empresas portuguesas já entenderam que precisam de digitalizar as suas operações para continuarem a crescer, mas acima de tudo, para continuarem a ser competitivas, independentemente da sua indústria ou dimensão”, afirma Filipe Costa, diretor comercial para as Pequenas e Médias Empresas da SAP Portugal.

Empresas que adotam a Inovação SAP

Ao observar a necessidade de eficiência e produtividade das empresas, em paralelo com a crescente exigência dos consumidores e colaboradores por soluções inovadoras e melhores experiências, a SAP pretende reforçar cada vez mais o seu papel junto das empresas, incluindo aquelas que determina como PME, conferindo-lhes o estatuto de “empresa inteligente”.

Entre a totalidade de novos contratos celebrados entre a SAP Portugal e as empresas nacionais, designadas como PME pela SAP, aquelas que confiaram, pela primeira vez, nas soluções da SAP a fim de ajustarem os seus processos à nova Era da Economia Digital foram: INAPA, Labialfarma, Ramada, SAPEC Agro, SAPEC Química, SUDTEL, Transnautica, entre outras.

A sólida aposta das empresas nacionais em soluções SAP reside no facto da líder de mercado suportar os requisitos e processos específicos de um vasto universo de indústrias e sectores, para além do excelente processo de localização das suas soluções e, ainda, por assegurar os requisitos legais, linguísticos e as diferentes moedas dos principais mercados mundiais.

As soluções SAP mais procuradas pelas Empresas

Em 2018, a concretização de novos contratos em clientes existentes foi também um factor de crescimento,através de uma oferta de soluções cada vez mais abrangente. A empresa manteve a confiança dos seus atuais clientes, que continuaram a procurar as soluções da SAP e a expandir a parceria, nomeadamente, nas áreas dedigital core, analítica avançada, gestão do relacionamento com clientes e gestão do capital humano, quase sempre num modelo de consumo do software baseado na cloud.

Alguns exemplos de empresas portuguesas que estão a reforçar a sua relação com a SAP para uma gestão de vanguarda dos seus processos de negócio e da sua cadeia de valor são: Carris, Lactogal, Lusiaves e Sogrape.

Estas empresas, ao adotarem a solução SAP S/4HANA observarão a sua inovação impulsionada, ao mesmo tempo que lhes será assegurada uma moderna experiência de utilização em todas as funções da empresa e em qualquer dispositivo, assim como um modelo de dados simplificado e processos de negócio em tempo real.

No caso da Carris, destaque-se a sua escolha pela solução SAP HANA Enterprise Cloud, que com recurso a uma cloud privada poderá gerir um ambiente totalmente escalável e seguro, através do qual serão operacionalizadas todas as aplicações de missão crítica, com base numa solução integrada que simplificará a gestão e a infraestrutura de Tecnologias de Informação (TI) da Carris.

Também a revolucionária plataforma SAP HANA, a primeira do mercado a fornecer resultados imediatos de análises e transações de negócio, conseguiu uma grande aceitação pelas empresas portuguesas, registando 42% de crescimento em 2018. A Comboios de Portugal e o Metropolitano de Lisboa são exemplos de clientes que adotaram esta plataforma para construção da base digital das suas empresas, eliminando as tradicionais fronteiras entre sistemas transacionais, analíticos e de planeamento, e proporcionando a disponibilização de informação instantânea e análises em tempo-real.

No que diz respeito à adoção de soluções completamente focadas em Customer Experience, baseadas na cloud, e orientadas por uma visão única do cliente, a Rádio Popular é exemplo de uma empresa que investiu nesta área, ao adotar a solução SAP C/4HANA. Uma solução que lhe vai permitir a prestação da melhor experiência aos seus milhares de clientes e um conhecimento segmentado e personalizado para melhor os reter.

Outra das soluções mais procuradas pelas várias empresas portuguesas foi a solução de cloud para gestão de capital humano, SAP SuccessFactors. O Grupo Nabeiro e o Grupo Pestana recorreram a esta solução para realizarem a transformação digital das suas áreas de gestão de recursos humanos (RH), inovando e posicionando os colaboradores no coração das suas estratégias de gestão digital.

Redação Silicon

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

17 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago