SAP lança plataforma para a saúde, Connected Health

No segundo dia da conferência Sapphire Now, a SAP apresentou uma nova iniciativa para o segmento da saúde. É a plataforma Connected Health, que vem suportada em várias parcerias de peso.

*em Orlando, Flórida

É certo que a iniciativa é mais virada para o mercado norte-americano, nesta altura, onde o sector da saúde é substancialmente diferente – todos os cidadãos precisam de um seguro de saúde e a digitalização das instituições, desde clínicas a hospitais, está muito mais disseminada. A novidade foi apresentada por Steve Singh, responsável pela unidade de processos e aplicações de negócio da SAP.

A intenção, disse o executivo, é oferecer uma plataforma “conectada e verdadeiramente global”, que possa ser utilizada por organizações de saúde, investigadores e programadores. “Queremos colocar os doentes no centro do negócio da saúde”, declarou Singh.

Os parceiros nesta fase inicial são a CancerLinQ, que se dedica à investigação na área do cancro, a Castlight Health (que disparou em bolsa após o anúncio), e a Dharma.

A ideia é que a plataforma sirva para acelerar o desenvolvimento de soluções centradas nos doentes, ao mesmo tempo reduzindo os custos – nos Estados Unidos, o peso dos gastos na saúde ultrapassa 16% do PIB. Por outro lado, espera-se uma explosão de dados relacionados, à medida que a Internet das Coisas avança.

“Com a plataforma SAP Connected Health, estamos a juntar todas as partes interessadas do sector numa plataforma que incentiva e acelera a inovação, colocando os doentes no centro do sistema e com o controlo sobre os seus dados de saúde”, frisou Singh.

Foi o grande anúncio do segundo dia da conferência. A Connected Health corre em cima de SAP Hana, é claro, e vem complementar uma área em que a empresa alemã tem apostado – inclui-se na sua oferta as soluções Health Engagement e SAP Medical Research Insights.

Singh aproveitou para lembrar que a SAP Hana já conquistou dez mil clientes e que tem um core completamente novo, preparado para o futuro – ou não fosse a transformação digital um dos pilares da nova estratégia da SAP.