SAP e Microsoft estreitam parceria com Azure e Office 365

*em Orlando, Flórida

As novidades na relação entre as duas velhas parceiras passam pela certificação das aplicações SAP HANA em Microsoft Azure: os clientes da tecnológica alemã podem agora correr workloads na nuvem da gigante norte-americana. A ideia é fornecer mais escolha nas implementações SAP, sendo que a Microsoft garante “a maior capacidade” de qualquer nuvem pública.

“A nossa identidade sempre foi a de uma plataforma, de um ecossistema, como é que extraímos o melhor de cada parceiro”, declarou Satya Nadella, que se sentou com o CEO da SAP, Bill McDermott. “As parcerias são absolutamente necessárias, agora mais que nunca. É uma necessidade existencial”, continuou o responsável.

Nadella referiu a integração mais profunda entre “TI e OT [tecnologia operacional]”, que permitirá aos clientes acelerarem os seus negócios, e sublinhou que “todas as empresas se estão a tornar empresas de software.” Incluindo as que até agora foram consideradas consumidoras de software.

Uma das vantagens apontadas pelo responsável é a proteção de cibersegurança embebida na plataforma Azure. “O modelo tradicional de cibersegurança, mais passivo, já não funciona. A proteção tem de ser comportamental”, frisou.

O anúncio, além de HANA em Azure, incluiu a integração de aplicações SAP em Office 365, de forma a permitir um acesso mais fácil a ferramentas de comunicação e colaboração de uns produtos para os outros.

O SAP Sapphire vai decorrer até quinta-feira e servirá para redefinir o caminho da empresa e a sua ligação com os clientes. Na keynote, Bill McDermott referiu várias vezes o conceito de “empatia”, que passará a fazer parte da abordagem da SAP ao mercado.

“Queremos que pensem na SAP como uma empresa mais humana“,  afirmou o responsável, numa sessão de perguntas e respostas com analistas e jornalistas. “Estamos aqui para ajudar os nossos clientes a ajudarem os seus clientes como nenhuma outra companhia no mundo”, afiançou o executivo. Se há mensagem que Bill McDermott quer deixar neste evento é de uma SAP mais “educada, intelectualmente curiosa e previdente.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago