São mais de 30 milhões as PME que estão já no Facebook

Em todo o mundo, existem hoje mais de 30 milhões de pequenas e médias empresas com páginas do Facebook, sendo que 19 milhões destas empresas gerem as suas páginas através do telemóvel.

Facebook

Na região EMEA (Europa, Médio oriente e África) existem mais de 7,5 mil milhões de ligações entre pessoas e pequenas empresas e cerca de 68 por cento dos utilizadores mensais do Facebook nesta região estão ligados pelo menos a uma página de uma PME.

Estes dados são bem demostrativos de que as pessoas que utilizam o Facebook gostam de estar em contacto com negócios que lhes são mais relevantes.

Em Portugal, 85 por cento dos utilizadores do Facebook têm pelo menos uma conexão a uma página de pequena empresa ou negócio, num total de 197,3 milhões de conexões, que lhes ajudam a descobrir o que mais lhes interessa.

Numa economia marcada pelo peso das PME’s, o Facebook abre novas oportunidades de marketing para os pequenos negócios, tendo como pano de fundo o marketing personalizado.

Os pequenos negócios sempre viveram de uma maior proximidade e contacto direto com as pessoas. Por exemplo, nas lojas de bairro, os proprietários sempre estabeleceram um contacto direto e pessoal com os clientes.

Atualmente, a indústria está a regressar a esta forma de marketing cada vez mais pessoal, sobretudo potenciado pelas novas tecnologias. Os consumidores estão cada vez mais ligados aos smartphones, o dispositivo mais pessoal de sempre, e esperam que as marcas os tratem como especiais e relevantes, e que tragam utilidade às usas vidas.

De acordo com Paulo Barreto, Country Manager do Facebook em Portugal, “com mais de 1,3 mil milhões de pessoas a utilizar a rede social, as oportunidades que são criadas às empresas para conectar com o seu público-alvo são enormes. O Facebook pode ajudar a que uma ideia de negócio se torne visível e acessível e na verdade são já muitas empresas que foram criadas e cresceram em torno da maior rede social do mundo”.