Samsung perde terreno para fabricantes chinesas low-cost
A Samsung revelou hoje as mais baixas vendas dos últimos cinco trimestres no seu segmento de dispositivos móveis, numa altura em que tenta rivalizar com fabricantes chinesas de smartphones low-cost.
Os lucros originados pela divisão mobile da tecnológica sul-coreana, o seu mais poderoso ramo, caíram para 31 mil milhões de dólares no recentemente terminado trimestre, o que se afigura como o mais baixo valor desde o último trimestre de 2012.
Reportando-nos aos dados da Strategy Analytics, a quota da empresa no mercado mundial de samrtphones sofreu uma queda pela primeira vez em quatro anos.
Esta decadência nas vendas emerge numa altura em que a Samsung mostra-se cada vez mais dependente dos lucros do seu segmento de telemóveis, que agora gera 76 por cento dos lucros operacionais.
Por seu lado, a Apple está a potenciar a comercialização do afamado iPhone através da China Mobile, para desta forma melhor poder batalhar com a gama de luxo Galaxy S da Samsung. A Huawei e a Xiaomi estão a integrar múltiplas funcionalidades em smartphones de baixo custo.
“A grande dependência da Samsung no seu negócio mobile está a aumentar, originando sérias preocupações no mercado”, avançou Oh Sang Woo, analista na Leading Investment & Securities. “A Samsung foi pioneira no mercado dos smartphones de amplos ecrãs e desfrutou da liderança nesse segmento, mas a empresa tem agora que partilhar esse domínio”.