Samsung perde mercado chinês para a Xiaomi

A Samsung Electronics tem mais uma razão para se preocupar depois de ter perdido o lugar de maior vendedora de smartphones na China para a sua rival chinesa Xiaomi.

A empresa sul-coreana tem agora diante dos seus olhos mais um motivo para se sentir temerosa face ao que lhe reserva o futuro, depois de, ao fim de dois anos consecutivos sentada no lugar de maior fabricante de smartphones na China, ter sido destronada pela Xiaomi, que no segundo trimestre ultrapassou a sul-coreana e conseguiu conquistar a medalha de ouro, com uma participação de 14 por cento.

Por seu lado, a Samsung, tropeçando em péssimos resultados, deixou-se cair para o segundo lugar da tabela, com uma quota de 12 por cento, ligeiramente acima da terceira colocada Lenovo.

A gigante tecnológica sediada em Seul usava a coroa de louros no pódio chinês das maiores fabricantes de smartphones desde o primeiro semestre de 2012, altura em que controlava 22 por cento do mercado.

Na China, a Samsung vende um ampla variedade de dispositivos móveis, desde alta a baixa qualidade, beneficiando de sólido posicionamento e de uma forte rede de distribuição e revenda.

Contudo, todos os reinados têm um fim, e as rivais chinesas da Samsung não dão tréguas, pressionando a sul-coreana com o lançamento de smartphones low-end com aplicações e ferramentas altamente apreciadas.

Uma analista da Canalys afirmou que no que diz respeito à média e baixa categorias de dispositivos móveis, a Samsung não é um player de peso, o que, como se verificou, foi um tiro que lhe saiu pela culatra, custando-lhe presença num dos maiores mercado mundiais, onde os dispositivos low-end têm grande adesão.

Esta é primeira vez que a Xiaomi chegou ao topo do mercado chinês de smartphones, depois de há somente três anos ter-se estreado neste setor.

No segundo trimestre de 2014, a tecnológica chinesa registou remessas de 15 milhões de smartphones, de acordo com a Canalys, depois de no trimestre anterior ter vendido 26,1 milhões de unidades, sucesso motivado por preços bastante competitivos que conseguiram derrubar um Toda-Poderosa como a Samsung.

Leia também : Leiria não existe?
Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

23 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago