Samsung lidera mercado de televisões

A marca conquistou uma quota de mercado de 28,3% a nível global em 2024, obtendo o primeiro lugar na classificação que mantém desde 2006.

A Samsung Electronics voltou a assegurar a liderança no mercado global de TVs pelo 19.º ano consecutivo.

Segundo dados divulgados pela empresa de estudos de mercado Omdia, a Samsung conquistou uma quota de mercado de 28,3% a nível global em 2024, obtendo o primeiro lugar na classificação que mantém desde 2006.

Este resultado “é fruto do compromisso da empresa com a inovação nos segmentos de ecrãs premium e de grandes formatos, bem como da introdução de TVs com Inteligência Artificial”, acredita a marca.

“O nosso histórico de liderança no mercado global de TVs ao longo de 19 anos só é possível graças à confiança dos nossos clientes, e o seu constante interesse em melhorar a maneira como visualizamos os nossos conteúdos favoritos”, afirmou Nuno Parreira, general manager da Samsung Portugal.

“Continuaremos a moldar o futuro da indústria com inovações como televisões que recorrem à utilização da inteligência artificial para melhorar a qualidade da sua imagem, tendo sempre como foco a melhoria do dia a dia dos nossos consumidores”, disse ainda o mesmo responsável.

O estudo agora apresentado dá conta que a Samsung consolidou a sua liderança no mercado de televisões topo de gama, em particular nos segmentos premium e de grandes dimensões (superiores a 75 polegadas).

Assim, nas TVs premium, a marca alcançou uma quota de mercado de 49,6%, representando quase metade do mercado global de TVs premium.

Nas TVs acima de 75 polegadas, a Samsung liderou a categoria grande polegada com uma quota de mercado de 28,7%.

A marca dominou também os segmentos QLED e OLED, “reforçando a posição de liderança na indústria das TVs premium”.

Nas televisões QLED, garantiu 8,34 milhões de unidades vendidas e reportou uma quota de mercado de 46,8%. O mercado global de QLED também registou um crescimento significativo, ultrapassando pela primeira vez os 10% do total de vendas de televisões.

Já nas televisões OLED, as vendas atingiram 1,44 milhão de unidades em 2024, garantindo uma quota de mercado de 27,3%, resultado que indica um aumento ano após ano (YoY) de 42% e 4,6% nas vendas unitárias e na quota de mercado, respetivamente.