Uma separação em duas empresas da Samsung Electronics iria permitir aos herdeiros da família fundadora, Lee, fortalecerem o seu domínio na maior fabricante de smartphones do mundo. Essa é a jóia da coroa do grupo empresarial. O fundo de investimento propôs a separação em outubro, com o intuito de impulsionar o valor das empresas para os acionistas.
O conselho de administração da Samsung Electronics irá reunir-se amanhã para responder à proposta do Elliott Management. De forma separada, o mercado financeiro Korea Exchange pediu uma resposta oficial da Samsung até às 6 da tarde locais, de forma a estabelecer se a empresa pretende ou não uma divisão.
Segundo a proposta do Elliott, a Samsung Electronics dividiria-se numa holding, para controlar os ativos, e numa empresa operacional. Pagaria um dividendo especial de 26 mil milhões de dólares e comprometia-se em regressar a um nível de 75% de free cash flow, bem como a nomear diretores independentes.
Desde que Jay Y. Lee assumiu a liderança da empresa, em maio de 2014, têm existido esforços maiores de reestruturação da gigante sul-coreana.
Num relatório publicado hoje e citado pela Reuters, a HI Investment escreveu que, mesmo que a Samsung Electronics não comente em questões específicas, como o calendário para a divisão, o grupo irá pelo menos estabelecer futuras modificações na estrutura de comando.
O grupo vendeu alguns ativos não essenciais ao mesmo tempo que intensificou esforços para a fusão entre duas afiliadas em 2015, uma medida de consolidação de ativos em subsidiárias chave através de uma empresa controlada por Jay Y. Lee e as suas duas irmãs. A família quer estabelecer uma ponte segura de transferência de controlo.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…