Samsung lança app Android para proteger os olhos

aplicação chama-se Safety Screen (Visor Seguro) e foi desenvolvida pela Samsung Gulf Electronics, em colaboração com a Leo Burnett MENA. Quando é descarregada e ativada, executa-se em segundo plano nos aparelhos móveis e pode ser protegida por uma palavra-passe pelos pais – a criança pode ter a tentação de desativar.

Como funciona? Através da integração de software de reconhecimento facial, sempre que o dispositivo móvel é utilizado muito perto dos olhos a aplicação lança uma animação que desliga o ecrã do equipamento. O utilizador só consegue desbloqueá-lo quando coloca o dispositivo à distância mínima de segurança recomendada. 

Tarek Sabbagh, o responsável máximo pela área de tecnologias da informação (TI) e divisão móvel da Samsung Gulf Electronics, sublinha que a utilização de aparelhos eletrónicos como smartphones e tablets está a aumentar rapidamente em todas as faixas etárias. Em muitos casos para o consumo de filmes e de jogos, o que implica exposição prolongada, noutros casos para fins educativos nas escolas. “As crianças passam longos períodos de tempo a utilizar os seus dispositivos móveis, mantendo-os sempre muito próximos dos olhos, algo que é desaconselhado e que pode prejudicar a visão”, sublinha Sabbagh.

O The Vision Council, uma organização fundada nos anos quarenta para promover o crescimento da indústria da saúde dos olhos, indica que o aumento do número de casos de miopia pode hoje ser atribuído à combinação entre a genética e fatores ambientais, incluindo a utilização de equipamentos digitais e a diminuição da exposição à luz natural através de atividades exteriores. O cansaço visual também afeta crianças e adolescentes, que acusam frequentemente fadiga ocular após longos períodos de utilização de equipamentos digitais.  

Perante este contexto, a Samsung, enquanto empresa que se preocupa com os seus utilizadores, lançou uma aplicação inovadora que ajuda os utilizadores a protegerem os seus olhos, lembrando-os permanentemente que devem manter os seus equipamentos a uma distância recomendada”, adianta Sabbagh. 

Leia também : Leiria não existe?
Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago