RTI-C e NEC iniciam a construção do sistema de cabos submarinos HK-G
A RTI Connectivity Pte e a NEC Corporation anunciaram o início oficial da construção do sistema de cabo submarino de Guam a Hong Kong. O HK-G terá 48TB de capacidade para responder ao crescimento da largura de banda na Ásia.
Em Hong Kong, o cabo está previsto ter amarração em Tseung Kwan O (TKO) e em Guam terá amarração em Piti, numa estação da Teleguam Holdings LLC (GTA), recentemente concluída. As instalações de amarração do HK-G serão as mesmas do sistema de cabo submarino que liga o sudeste da Ásia aos Estados Unidos (SEA-US).
O HK-G, que terá 3.900 km, contribuirá a expansão das redes de comunicações entre a Ásia e os Estados Unidos. O novo cabo tem capacidades de transmissão ótica de 100 gigabits por segundo (Gbps) e vai complementar os outros cabos submarinos regionais, melhorando assim a redundância da rede e a disponibilidade de ligações de alta capacidade.
“Hong Kong já é um importante ponto de interconexão de cabos submarinos e Guam está a emergir como um importante polo de telecomunicações. Através da extensão do nosso investimento no cabo SEA-US em Guam ao HK-G, a RTI-C está a viabilizar um novo e diversificado cabo de 100G através do Pacífico, para melhor responder às necessidades de tráfego entre a Ásia, os Estados Unidos e a Austrália, dos nossos clientes”, afirmou Russ Matulich, Presidente e CEO da RTI-C.
“Os investimentos existentes da RTI-C, e os que estão atualmente sob consideração, permitirão que outros proprietários de cabos utilizem melhor os seus ativos através da interconexão com a RTI-C em Hong Kong ou Guam”, acrescentou ao executivo.
Segundo as empresas, o sistema de cabo, que deverá estar concluído no quarto trimestre de 2019, será construído utilizando capital do Fund Corporation for the Overseas Development of Japan’s ICT and Postal Services Inc. (Japan ICT Fund), em conjunto com empréstimos sindicados de instituições japonesas, incluindo a NEC Capital Solutions Limited, entre outros.
De referir que a NEC tem mais de 40 anos de experiência no mercado de cabos submarinos, tendo já instalado um total de mais de 250.000 quilómetros de cabos, o equivalente a seis viagens à volta da Terra.