Categories: e-Commercee-Marketing

Retalho: apenas 18% das empresas já investem no e-commerce

São dados revelados pelo novo estudo da tecnológica portuguesa PHC Software, “A Revolução Tecnológica no Retalho: Realidade ou Ambição?”. O relatório dá a conhecer as especificidades e necessidades tecnológicas do sector do retalho, apontando para uma forte tendência de otimização dos processos de negócio e para uma adaptação da experiência de compra à vontade do consumidor.

Neste momento, 18% dos retalhistas têm loja online, mas uma percentagem mais elevada (24%) pondera investir em e-commerce durante o próximo ano. A dois anos, são 42%.

A loja online é hoje crucial na área do retalho e é natural que 42% dos retalhistas pretenda investir nesta área”, analisa Cláudia Raposo, diretora de operações da PHC Software. “Sabem que os seus negócios necessitam das soluções tecnológicas que dão aos seus clientes a experiência que estes procuram”, acrescenta. 

Melhor cenário existe na utilização de um software de gestão integrado com o ponto de venda, que já abrange 83% dos players. A opção destina-se não só a fazer face às obrigações legais, mas também a responder à necessidade de automatização dos processos e de uma gestão eficaz de stocks, vantagens mencionadas pelos inquiridos na aquisição e escolha de um software. No que toca à sincronização de dados entre lojas e sede em tempo real, é feita por 62% dos retalhistas, o que facilita e agiliza os processos de inventário e stock. 

Mais atrasada está a adesão aos pagamentos por telemóvel: apenas  13% dos retalhistas consideram vir a dar resposta a esta tendência durante os próximos dois anos. É uma diferença significativa em relação às previsões da consultora Gartner para este sector, que aponta para 50% dos consumidores a pagarem por telemóvel em 2018, nos mercados maduros.

Os resultados deste estudo foram apresentados no evento Retail Day, que decorreu nas instalações da Microsoft em Lisboa e recebeu cem parceiros e clientes da PHC.

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

80% reconhece a importância do Regulamento dos Serviços Digitais

Mais de 79% admite que opiniões online de consumidores impactam escolha da marca enquanto os…

10 horas ago

Ubiwhere apresenta produtos-piloto da Digital Nervous System Testbed

A solução foca-se na transição digital e permite avançar com a simulação de cenários reais…

1 dia ago

Pipedrive reforça as soluções de inteligência artificial

O CRM está a consolidar o seu compromisso com a IA através de um desenvolvimento…

2 dias ago

MEO acolhe 60 novos talentos no programa de trainees DarWiN

Estes jovens vão trabalhar em projetos desafiantes das várias áreas de negócio, tais como engenharia…

5 dias ago

Portuguesa KWAN aposta na Bélgica e Alemanha

A consultora nacional pretende ultrapassar este ano a meta dos 18 milhões e conta neste…

7 dias ago

Arsenal e NTT DATA anunciam parceria de transformação digital

O acordo plurianual vai dar origem a experiências personalizadas e de excelência para os adeptos…

1 semana ago