A empresa holandesa divulgou resultados trimestrais fracos, que demonstram a necessidade de um esforço para competir com sua principal rival, a divisão Here, da Nokia.
A empresa demonstra também a clara intenção de reinventar-se como fornecedora de mapas para Internet das Coisas e, principalmente, frotas de veículos e sistemas de veículos autónomos.
Com a expectativa de que a Nokia venda a Here para um consórcio de montadoras alemãs, especialistas da indústria automóvel veem a TomTom como um player alternativo de dados de mapas para aplicações daquelas fabricantes que não estiverem entre os potenciais compradores europeus.
A TomTom registou queda no lucro líquido em seu segundo trimestre e ainda assim superou as expectativas de analistas. Os números de receita mostraram, no entanto, que a desenvolvedora continua pequena no mercado automóvel.
Isso representa em números percentuais cerca de um décimo do tamanho da Here, que entre seus clientes, fornece mapas às 25 maiores montadoras de todo o mundo, segundo levantamento da agência de noticias Reuters.
A receita trimestral da TomTom subiu aproximadamente 5%, para 264,6 milhões de euros, ultrapassando as estimativas de analistas que variavam 241 milhões e € 253 milhões.
A holandesa gerou apenas 26 milhões de euros em receita com automóveis no segundo trimestre, ante 261 milhões da Here com vendas para esta indústria no primeiro trimestre, o último período para no qual ambas divulgaram seus respectivos resultados.
O lucro líquido da TomTom caiu 71% para 2,5 milhões de euros, ficando acima da expectativa média estimada entre os analistas, que previam prejuízo líquido de 530 mil, de acordo com pesquisa do instituto Thomson Reuters I/B/E/S na Europa.
*Amauri Vargas é jornalista da BIT no Brasil
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…