Remessas mundiais de PCs, tablets, ultraportáteis e telemóveis crescerão 6,9%

Apesar da sucessiva queda dos números relativos aos PCs nos últimos anos, as remessas mundiais de equipamentos de computação pessoal (PCs, tablets, ultraportáteis e telemóveis) crescerão 6,9% este ano, atingindo as 2,5 mil milhões de unidades, segundo a última estimativa da Gartner. Recorde-se que em 2013 o aumento foi de 4,8%.

008

Os telemóveis, que são responsáveis pela maior fatia deste mercado global de dispositivos, deverão crescer 4,9% em relação ao ano transacto e atingir as 1,9 mil milhões de unidades. Os segmentos onde se verão maiores subidas serão os de gama mais baixa da categoria premium e os de gama mais alta da categoria básica.

Por sua vez, o mercado mundial de tablets apresenta uma previsão de crescimento de 38,6%, graças, em grande parte, à rápida adopção verificada nos mercados fora dos Estados Unidos. Refira-se que a Apple continua a dominar o mercado norte-americano, mas que as dinâmicas são bem diferentes nos outros pontos do globo, já que as outras regiões têm vindo a optar por tablets mais baratos e pequenos.

No que diz respeito aos PCs, a descida de 2014 será de 6,6% em relação ao último ano, com as remessas mundiais a totalizarem 276,7 milhões de unidades.

De acordo com a Gartner, à medida que o mercado global de dispositivos vai ficando saturado, a pressão sobre as margens vai intensificar-se, fazendo com que a descida dos preços seja inevitável. Porém, tal servirá igualmente para que os consumidores valorizem cada vez mais outras características do equipamento, como, por exemplo, portabilidade e conectividade.