Relatório da Arbor aponta tendências em ameaças avançadas

Pela primeira vez, as organizações empresariais, governamentais e educacionais representaram quase metade dos participantes do estudo da Arbor; 52% dos participantes são fornecedores de serviço.

As cinco principais tendências em ameaças avançadas identificadas no levantamento da Arbor Networks foram:

  • Foco em melhores respostas: 57% das empresas procuram implementar soluções para acelerar os processos de resposta a incidentes. Entre os fornecedores de serviços, um terço reduziu o tempo necessário para descobrir uma Ameaça Persistente Avançada (APT) na sua rede para menos de uma semana, e 52% declararam que o seu tempo entre descoberta e contenção foi reduzido para menos de um mês.
  • Melhor planeamento: em 2015, aumentou a proporção de empresas participantes que desenvolveram planos formais de resposta a incidentes e dedicaram recursos para responder a esses incidentes: 75%, contra dois terços no ano anterior.
  • Invasores em foco: a proporção de participantes empresariais a observar invasores maliciosos subiu para 17% (em comparação a 12% no ano anterior). Quase 40% dos participantes empresariais ainda não têm uma solução implementada para monitorar dispositivos BYOD na sua rede. A proporção dos que relatam incidentes de segurança relacionados ao BYOD duplicou para 13%, contra 6% no ano anterior.
  • A questão das equipas: houve uma queda significativa na proporção de participantes que procuram aumentar as suas equipas internas para melhorar a prontidão e resposta a incidentes, de 46% para 38%.
  • Crescente dependência de suporte externo: a falta de recursos internos levou a um aumento no outsourcing de serviços de gestão e de suporte, com 50% das empresas tendo contratado uma organização externa para a resposta a incidentes. Essa proporção está 10% acima do percentual relacionado aos fornecedores de serviços. Entre os fornecedores de serviços, 74% relataram ter observado maior procura dos clientes por serviços geridos.
Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago