Relatório da Arbor aponta tendências em ameaças avançadas

Pela primeira vez, as organizações empresariais, governamentais e educacionais representaram quase metade dos participantes do estudo da Arbor; 52% dos participantes são fornecedores de serviço.

As cinco principais tendências em ameaças avançadas identificadas no levantamento da Arbor Networks foram:

  • Foco em melhores respostas: 57% das empresas procuram implementar soluções para acelerar os processos de resposta a incidentes. Entre os fornecedores de serviços, um terço reduziu o tempo necessário para descobrir uma Ameaça Persistente Avançada (APT) na sua rede para menos de uma semana, e 52% declararam que o seu tempo entre descoberta e contenção foi reduzido para menos de um mês.
  • Melhor planeamento: em 2015, aumentou a proporção de empresas participantes que desenvolveram planos formais de resposta a incidentes e dedicaram recursos para responder a esses incidentes: 75%, contra dois terços no ano anterior.
  • Invasores em foco: a proporção de participantes empresariais a observar invasores maliciosos subiu para 17% (em comparação a 12% no ano anterior). Quase 40% dos participantes empresariais ainda não têm uma solução implementada para monitorar dispositivos BYOD na sua rede. A proporção dos que relatam incidentes de segurança relacionados ao BYOD duplicou para 13%, contra 6% no ano anterior.
  • A questão das equipas: houve uma queda significativa na proporção de participantes que procuram aumentar as suas equipas internas para melhorar a prontidão e resposta a incidentes, de 46% para 38%.
  • Crescente dependência de suporte externo: a falta de recursos internos levou a um aumento no outsourcing de serviços de gestão e de suporte, com 50% das empresas tendo contratado uma organização externa para a resposta a incidentes. Essa proporção está 10% acima do percentual relacionado aos fornecedores de serviços. Entre os fornecedores de serviços, 74% relataram ter observado maior procura dos clientes por serviços geridos.
Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

19 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago