O documento revela que a maioria dos CFO´s das empresas (58%) está preocupada com as questões externas e acha que os impactos de ordem económica, social e política são mais importantes do que as situações internas das companhias.
No entanto, a grande conclusão do Modern Finance: Driving Transformation from Within é que 73% dos inquiridos acha que um maior alinhamento entre CFOs e CIOs é crítico para o sucesso da transformação financeira das suas empresas.
As principais conclusões do estudo são as seguintes:
“Os atuais sistemas financeiros, que durante anos foram fortemente customizados, estão a atingir o seu ponto de rutura. Muitas empresas elegeram como principais objetivos das suas agendas corporativas: repensar as estratégias para se posicionarem à frente de uma concorrência crescente; acelerar a inovação; adaptação mais rápida à mudança. O papel da área financeira é assegurar que estas metas são alcançadas,” afirmou Loïc Le Guisquet, Presidente da Oracle, para quem “ao invés de adicionarem complexidade aos sistemas que já tão sobrecarregados, as empresas começam a compreender a vantagem de correrem as suas aplicações financeiras na cloud e de as poderem configurar para responderem às suas necessidades. Enquanto centro nevrálgico da empresa, o departamento financeiro está no coração de todos estes relacionamentos. Os CFOs e as suas equipas, porque têm uma visão única das suas empresas – pela abrangência, podem dar um contributo fundamental para a visão de futuro das suas administrações.”
Os decisores financeiros estão ainda preocupados com a complexidade dos seus sistemas atuais, muito customizados e pouco flexíveis, e 54% acha que os mesmos não vão corresponder às necessidades das organizações num futuro próximo. Por outro lado, 74% acha que a a utilização de software financeiro na cloud é imperativo para que a digitalização do negócio seja realizada com sucesso e seja possível inovar mais rapidamente.
Mas como o ser humano é, por natureza, resistente à mudança, este não será um processo fácil até porque as aplicações baseadas na nuvem ainda são vistas com desconfiança por 69% dos decisores enquanto que 37% não consegue quantificar qual será o Retorno do Investimento em caso de mudança.
“A transformação digital de uma empresa implica níveis de colaboração mais elevados entre cada um dos departamentos da empresa, desde o Marketing até aos Recursos Humanos. Para tal, é preciso primeiro do que tudo alcançar um maior alinhamento entre os vários responsáveis pelas linhas de negócio, e cuja abordagem ao trabalho se irá refletir em toda a empresa,” afirma Hugo Abreu, Country Leader da Oracle Portugal.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…