Reguladores da UE questionam operadoras sobre acordo entre Nokia e Alcatel-Lucent

A entidade resultante combinação de ambas ficaria numa posição entre o líder deste mercado, a sueca Ericsson, e a rival chinesa Huawei, e acima de outros players incluindo a chinesa ZTE, a sul-coreana Samsung e a japonesa NEC.

A Nokia quer ampliar a sua exposição ao lucrativo mercado norte-americano, para expandir o seu portfólio de produtos. A oferta é um de diversos acordos recentes no setor de telecomunicações.

Isso porque as empresas tentam ampliar a sua escala para elevar o lucro e financiar projetos de investigação e desenvolvimento considerados de extrema importância, como as redes de 5G e transmissores, como as antenas Small Cells, cada vez menores e mais portáteis.

No questionário enviado a companhias europeias, ao qual a agência Reuters teve acesso, a comissão questiona, por exemplo, se a ZTE e a Samsung podem ser consideradas alternativas confiáveis na indústria de redes de acesso por rádio (RAN).

“Considera que a transação proposta reduz o número de fornecedores alternativos de forma a afetar a competição?”, diz uma das perguntas do relatório.

O documento também questiona se o acordo afetaria as barreiras no segmento de comutação. A autoridade tem até o dia 27 do próximo mês para decidir se aprova o acordo, que já foi autorizado por reguladores de países onde ambas, Nokia e Alcatel, atuam, como os Estados Unidos, o Brasil e a Sérvia.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil

Amauri Vargas

É repórter especializado em TI e Telecom há pouco mais de um ano, mas gosta do assunto há bastante tempo. Com passagens por redações como a do Jornal DCI e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), já foi redator de economia e negócios da Agência Estado e Social Media de uma multinacional de RH. Não dispensa cafézinho com uma fonte e confia em qualquer encontro no qual descubra algo novo, mesmo que não seja exatamente o que procurava a princípio.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago