Categories: MobilidadeSegurança

Redes militares podem agora utilizar o KNOX da Samsung

O Samsung KNOX recebeu hoje o selo de aprovação do Departamento de Defesa norte-americano, que o considerou adequado para utilização nas redes militares como plataforma de gestão de dispositivos móveis.

O DD permite agora que os Samsung Galaxy S4 que operem sobre o sistema operativo Android 4.4 e que integrem o programa KNOX sejam utilizados nas infraestruturas informáticas do segmento governamental, coincidindo com as orientações dadas pela Agência dos Sistemas Informáticos de Defesa dos Estados Unidos (DISA).

Desta forma, o KNOX permitirá o acesso ao serviço de correio eletrónico oficial do Departamento, a um calendário sincronizado e a uma rede de contactos oficiais. Os funcionários podem, através de dispositivos que se encontrem em conformidade com as especificações do DD norte-americano, aceder a uma plataforma de aplicações móveis devidamente aprovada.

O Pentágono tem consistentemente preferido os smartphones da canadiana BlackBerry, mas nos últimos tempos tem vindo a meditar sobre o lançamento de uma estratégia que abarque uma multiplicidade de sistemas operativos.

Em maio do ano passado, a DISA sancionou a utilização do iOS 6 em redes das forças militares, e somente uns meses mais tarde autorizou o uso de aparelhos BlackBerry 10 que operem sobre o BlackBerry Enterprise Service.

O governo do Reino Unido avançou, no início deste semana, que iria permitir que os trabalhadores dos demais setores públicos utilizassem smartphones Samsung escudados pelo KNOX e que integrem o Android 4.3.

O “elemento-rei” e aspeto diferenciador do KNOX é o facto de conseguir proteger os dispositivos móveis desde o nível mais nuclear ao das aplicações. A sul-coreana coloca no KNOX todas as suas esperanças de ele conseguir colmatar quaisquer apatias que possam existir nos mercados de smartphones, sendo uma das suas ferramentas na conquista da esfera da mobilidade empresarial.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago