Redes corporativas sofreram 32 milhões de tentativas de ataques, diz Fortinet

Segundo a empresa global de segurança da informação, entre as principais ameaças às redes corporativas estão malware, botnets e exploração de aplicações, com 357.420 tentativas de comprometimento a essas redes a explorar as dez principais vulnerabilidades de aplicações e 71 variantes de malwares e de botnets detetadas nas redes.

Saúde, serviços financeiros, empresas de educação e tecnologia, foram setores avaliados, com os bancos a ser alvo de quase 45% de toda a atividade nociva, seguido pela área de educação, que teve 27,4% de todos os ataques.

John Maddison, vice-presidente sénior de Soluções e Produtos da Fortinet, diz que as redes corporativas sofrem ataques cibernéticos constantemente. “Com o substancial aumento da superfície de ataques e um ecossistema maduro de ameaças, as empresas têm de estar cada vez mais vigilantes em relação a todos os seus ativos de TI”, revela o executivo, acrescentando que a análise foi concebida para olhar com mais profundidade o tráfego de rede de uma empresa e analisar os indicadores de comprometimento dessa rede. Ele fornece ao cliente um plano para reduzir os riscos e ao mesmo tempo para otimizar a eficiência da rede.

O setor de educação representa 27,4% de todos os eventos de ataque neste relatório e são a segunda vertical de maior risco. Botnets representam a ameaça dominante para instituições de ensino, com sete das 10 principais infeções, enquanto o XcodeGhost, o amplamente divulgado malware do iOS, divide a lista das Top 10 vulnerabilidades na área de educação.

A área de saúde ficou em terceiro lugar na lista de atividades maliciosas globais, com 10,6% dos eventos de ataque e destaque em exploit kits automatizados, com foco em inúmeras vulnerabilidades no Flash, Silverlight e Internet Explorer, para comprometer sistemas por meio de ações de drive-by-download ou websites infetados.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Ifthenpay e EBANX alavancam pagamentos instantâneos

Método de pagamento instantâneo promete aumentar vendas e número de clientes do comércio online português.

18 horas ago

Colt e Ciena aceleram velocidade transmissão em conectividade transatlântica

As duas empresas alcançaram um novo patamar ao ultrapassarem os limites de velocidade e de…

1 dia ago

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

4 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

5 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

7 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

1 semana ago