Red Hat vai adquirir Codenvy para reforçar a sua oferta na cloud

As ferramentas de desenvolvimento nativas da cloud da Codenvy vão passar a integrar as soluções da Red Hat para ajudar os programadores a criarem aplicações para ambientes de cloud híbrida.

“Graças ao impulso cada vez maior rumo à transformação digital e ao uso de plataformas tecnológicas, incluindo apps, como vantagem empresarial estratégica, o papel do programador nunca foi tão importante. Porém, a inovação acelerada através de um desenvolvimento ágil requer uma nova abordagem e novas ferramentas. Temos o prazer de adicionar as ferramentas de desenvolvimento nativas da cloud e os espaços de trabalho contentorizados da Codenvy ao já abrangente portfólio de soluções da Red Hat para construir apps modernas e nativas da cloud, de modo a contribuir para um maior sucesso dos programadores”, afirmou Craig Muzilla, vice-presidente sénior, Application Platforms Business, Red Hat.

A Codenvy, fundada em 2013, é baseada em Eclipse Che, ambiente cloud de desenvolvimento integrado open source (IDE) e servidor de espaço de trabalho para programadores, ecossistema no qual a Red Hat já estava a colaborar desde o ano passado.

A fornecedora combina runtimes, projectos e um IDE numa ferramenta de programação nativa da nuvem executada em leves contentores Linux, que permite que vários programadores colaborem no mesmo espaço de trabalho. 

“A nossa abordagem ao desenvolvimento baseada em contentores alinha-se com o foco da Red Hat em melhorar as funcionalidades de segurança, fiabilidade e desempenho das suas ofertas de contentores. Juntarmo-nos à Red Hat abre oportunidades para expandirmos o nosso alcance entre os programadores, dando-lhes ferramentas modernas para construir apps contentorizadas a partir do browser”, indicou Tyler Jewell, fundador e CEO da Codenvy, líder do projecto Eclipse Che.

Segundo a Red Hat, os planos são tornar o Eclipse Che e a Codenvy centrais na sua estratégia de ferramentas e integrá-la no OpenShift.io, o ambiente de desenvolvimento colaborativo, que permite a criação de soluções contentorizadas e baseadas em micro-serviços, implementadas em ambientes de cloud híbrida.

A transacção está sujeita às habituais condições de fecho e, de acordo com a empresa, espera-se que não tenha qualquer impacto material nas directrizes da Red Hat para o seu primeiro trimestre nem para o ano fiscal.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

2 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

3 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

4 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

1 semana ago