Receitas da IBM caem pelo 12º trimestre seguido
Os resultados da IBM voltaram a não serem os melhores. A empresa recuou cerca de 12 por cento no primeiro trimestre, enquanto continua a desfazer-se de negócios não lucrativos para focar em iniciativas de computação em nuvem.
As ações da maior empresa de serviços de tecnologia operavam marginalmente em queda no after-market, tendo este sido o décimo segundo trimestre seguido que a companhia registou uma queda nas receitas trimestrais, incluindo efeitos do câmbio.
As receitas têm encolhido, enquanto a empresa se desfaz de negócios de baixa lucratividade como caixas eletrónicas, servidores low-end e semicondutores, e se foca em áreas emergentes como software de segurança e computação em nuvem.
Mas os novos negócios até agora não conseguiram compensar a perda de receita com os desinvestimentos.
A IBM, citada pela agência Reuters, também disse esperar impacto de 7 por cento do câmbio no ano. Anteriormente, esperava impacto de 5 a 6 por cento.
O lucro líquido caiu levemente a 2,33 mil milhões de dólares, ou 2,35 dólares por ação, no primeiro trimestre, ante 2,38 mil milhões de dólares, ou 2,29 dólares por ação, um ano antes.
Em bases ajustadas, a companhia teve lucro líquido de 2,91 dólares por ação.
As receitas totais caíram de 22,2 mil milhões para 19,6 mil milhões de dólares..
A média dos analistas esperava lucro de 2,80 dólares por ação e receitas de 19,64 mil milhões de dólares.