Categories: Negócios

Receitas com SaaS chegam a 20 mil milhões de dólares

O relatório Global 100 Software Leaders, divulgado pela PwC, aponta que a necessidade de atuação em diferentes segmentos tem feito as empresas líderes do mercado a adotar soluções flexíveis e de fácil administração. Daí o crescimento acelerado do mercado de SaaS (Software as a Service).

Se antes o paradigma em TI era manter um mainframe próprio e até mesmo desenvolver internamente as soluções implementadas nas empresas, agora o mercado tem exigido um maior nível de especialização e rapidez na implementação das soluções.

O relatório da PwC apontou que a receita das empresas com SaaS cresceu cerca de 60 por cento, para 20 mil milhões de dólares no ano. A Salesforce, pioneira na oferta de software no modelo SaaS, continua a subir no ranking e agora ocupa a 13ª posição. A Google, também em crescimento, subiu seis posições, passando de 58° lugar para 52º. Várias empresas típicas da área de hardware aparecem pela primeira vez na lista, como Dell (64º lugar) e NCR (59º).

“Estamos a ver novos competidores no ranking do Global 100 Software Leaders“, diz Mark McCaffrey, responsável pela área de software global da PwC. “Como produtos de todos os tipos estão a generalizar-se, as empresas agora procuram olhar para o valor do software.” Na opinião dele, como as fronteiras entre software, hardware e serviços estão se tornando menos claras, os mercados de tecnologia vivenciam um período um pouco caótico.

“A turbulência vai confundir e talvez sobrecarregar algumas empresas confortavelmente acomodados nos seus mercados tradicionais e que não estão dispostas a mudar. Mas aquelas que forem rápidas, flexíveis e inteligentes na hora de escolher a sua fatia de mercado e o modelo de negócios adequado manterão o fluxo de receitas e obterão lucros que nunca imaginaram”, diz o relatório.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

7 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago