Receita da Yahoo desce novamente
Os preços dos anúncios online da Yahoo Inc desceram novamente no quarto trimestre e a Alibaba, gigante chinês do e-Commerce em que a Yahoo detém uma grande percentagem, viu o seu crescimento de receitas diminuir.
As receitas totais da Yahoo diminuíram seis por cento nos últimos três meses de 2013 para 1,266 mil milhões de dólares, fazendo com que seja o quarto trimestre consecutivo com uma receita “desgastada”. A empresa afirmou, ainda, que os preços dos anúncios online e de procura desceram no quarto trimestre.
Na terça-feira, as ações da Yahoo desceram 3,7 por cento para 38,82 dólares. Colin Gillis, analista da BGC Partners, afirmou à Reuters que “normalmente consegue-se melhores preços no quatro trimestre”, acrescentando que “o core business está a diminuir”.
Os esforços da Yahoo para renovar a queda do seu negócio veio à “primeira linha” depois da Chief Executive Officer Marissa Mayer ter decidido despedir o Chief Operating Officer Henrique de Castro durante este mês, pouco mais de um ano depois de o português ter entrado na empresa. O despedimento marcou a grande mudança nos planos de Mayer desde que a mesma tomou conta da empresa em julho de 2012.
Marissa Mayer moveu-se agressivamente para melhorar a empresa com reformas nos produtos, aquisições e contratações de grandes médias. No entanto, o negócio de vendas continua a lutar na altura em que os rivais, como a Google, Facebook e Twitter, estão a apresentar um forte crescimento nas receitas.
Desde que Mayer entrou na empresa, as ações da Yahoo duplicaram. Os analistas acreditam que muitos desses ganhos se devém a compras agressivas das suas ações e um esperado IPO por parte da Alibaba, empresa que a Yahoo tem 24 por cento. Segundo a Yahoo, em 2013, a empresa comprou novamente o equivalente a 3,3 mil milhões de dólares das suas ações.
O resultado trimestral da Yahoo inclui, também, alguns resultados financeiros da Alibaba do terceiro trimestre. A empresa chinesa viu as suas receitas aumentarem 51 por cento year-over-year para 1,776 mil milhões de dólares. Ainda assim, a taxa de crescimento desceu dos 61 por cento no segundo trimestre e dos 71 por cento no primeiro trimestre.