Receita da BlackBerry continua a descer mas supera previsões

A BlackBerry tem enfrentado dura concorrência no mercado dos dispositivos móveis, não conseguindo, muitas vezes, acompanhar a constante inovação das companheiras tecnológicas. Por isso mesmo, as previsões dos analistas apontavam para valores abaixo daqueles, de facto, conseguidos pela canadiana. A receita desceu mas os resultados líquidos aumentaram.

Desde a proposta de que a neutralidade da internet deveria estender-se também às aplicações e conteúdos móveis à disponibilização de apps Android para os seus utilizadores ou a apresentação de um tablet seguro desenvolvido em conjunto com a IBM, a BlackBerry tem estado no centro da discussão sobre o futuro do mercado.

No último ano, a canadiana tem demonstrado dificuldades em acompanhar as inovações tecnológicas de empresas como a Apple e os resultados financeiros da BlackBerry têm, por isso, sofrido as consequências desse cenário. Os analistas de Wall Street antecipavam uma queda de quatro cêntimos nas ações, contudo, cada ação da tecnológica vale, agora, quatro cêntimos.

Relativamente ao trimestre findo em fevereiro deste ano, a BlackBerry atingiu o valor positivo de 28 milhões de dólares, o que representa uma larga melhoria relativamente aos 423 milhões de dólares que a empresa perdeu, no mesmo período do ano anterior.

No entanto, a receita continua a descer tendo chegado apenas aos 660 milhões de dólares, menos 32 por cento, ou seja, menos cerca de 300 milhões de dólares.

Para além da venda de equipamentos, a BlackBerry obtém as suas receitas através da prestação de serviços, nomeadamente de suporte, e pela venda de software e aplicações, embora este último represente apenas dez por cento do conjunto.

Tendo em conta o ano fiscal completo, as perdas líquidas da canadiana foram de 304 milhões de dólares, valor bastante inferior quando comparado com os números do ano anterior quando a BlackBerry perdeu aproximadamente seis mil milhões de dólares.

Filipa Almeida

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago