Queda nas vendas de chips reduz receitas da SanDisk
A SanDisk reformulou as suas expectativas para o quarto trimestre, afirmando que as receitas serão inferiores ao que havia calculado. A empresa justificou esta descida com vendas de produtos e de soluções de armazenamento NAND que ficaram aquém do esperado.
Na manhã de hoje, as ações da fabricante californiana caíram onze por cento, atingindo os 86,48 dólares.
A entidade financeira Pacific Crest Securities avançou que a queda do volume de vendas pode ter sido fortemente influenciada pela Samsung, cujo reforço do seu segmento de chips pode ter colocado sob pressão o negócio da SanDisk.
Considerando que o mercado de smartphones não se encontra tão forte como antes, os chips NAND – utilizados em larga escala em dispositivos móveis, câmaras digitais e aparelhos de armazenamento do mais variado tipo de conteúdos – não teriam outra alternativa senão resvalar montanha abaixo.
Em resposta a esta queda, várias fabricantes de smartphones têm procurado investir noutros ramos de negócio. A Samsung, por exemplo, tem focado parte significativa dos seus esforços no seu segmento de televisões inteligentes.
O declínio da esfera dos smartphones tem colocado em risco a rentabilidade das fabricantes de componentes eletrónicos, nomeadamente aquelas cujos negócios são fortemente alimentados pelos processadores.
A SanDisk revelou hoje que o quarto trimestre (terminado no passado mês de dezembro) deverá ter gerado receitas de 1,73 mil milhões de dólares. A empresa havia previsto receitas entre os 1,80 mil milhões e os 1,85 mil milhões de dólares.
Por seu lado, os analistas esperavam receitas que chegassem aos 1,83 mil milhões de dólares.