Qualcomm, Ericsson e SK Telecom juntas em testes 5G NR
A Qualcomm Technologies, a Ericsson e a SK Telecom vão colaborar na realização de testes de interoperabilidade e over-the-air baseados nos padrões 5G New Radio (NR), que estão a ser desenvolvidos a partir de especificações em 3GPP.
O propósito dos testes é dar um impulso ao ecossistema móvel, para que acelere a validação e comercialização de tecnologias 5G NR em larga escala. Isso permitirá o lançamento de redes comerciais de nova geração em conformidade com o padrão 3GPP Rel-15 (o padrão global que usará espetro sub-6 GHz e mmWave).
As empresas pretendem fazer demonstrações da tecnologia com a utilização de larguras de banda disponíveis em frequências mais elevadas, para aumentarem a capacidade da rede e atingir taxas multi-gigas por segundo. Essas tecnologias, dizem as companhias, serão críticas para atender as demandas de conectividade de experiências de consumo emergentes, como realidade virtual, realidade aumentada e serviços conectados à nuvem. A proliferação da tecnologia 5G NR também tornará o seu custo mais acessível.
“O caminho das tecnologias 5G é incrivelmente complexo, e pilotos baseados no padrão global 3GPP 5G, como estes, são críticos para continuar a nossa longa história de liderança na integração de tecnologias sem fios avançadas em dispositivos com formato correto, para assegurar uma implementação atempada das redes”, sublinhou Matt Grob, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da Qualcomm Technologies.
Os testes e pilotos de interoperabilidade vão ser iniciados na segunda metade de 2017, na Coreia.
Ulf Ewaldsson, vice-presidente e CTO da Ericsson, ressalta que esta nova rede é a maior oportunidade que a indústria alguma vez experenciou. “Vai permitir aos operadores entrarem em novos mercados e criarem novas fontes de receita, com modelos de negócio radicalmente diferentes”, indica.
Os projetos-piloto vão utilizar tecnologia de antena MIMO (Multiple-Input Multiple-Output), com capacidades adaptativas para entregarem comunicações robustas em frequências mais altas. Eles serão vitais para entender os desafios únicos de integrar tecnologias 5G NR em redes e dispositivos móveis.
“À medida que o 5G ganha momento, um padrão global unificado torna-se imperativo para atingir uma rápida comercialização e construir um ecossistema eficiente em volta disso”, explica Alex Jinsung Choi, CTO da SK Telecom. “Visto que o 3GPP NR é um padrão 5G global, estamos felizes por anunciar os primeiros pilotos 3GPP NR com players líderes no 5G, Ericsson e Qualcomm, com quem demos os primeiros passos no passado com anteriores gerações de tecnologias móveis revolucionárias.”