PT migra dados de negócio móvel para Data Center na Covilhã

A PT migrou os dados relacionados ao negócio móvel para o Data Center que tem na Covilhã, numa operação que envolveu mais de 500 servidores e cerca de 610 terabytes de informação.

Os dados que foram transferidos para o Data Centar da Covilhã foram transferidos do Data Center do edifício Marconi, situado em Lisboa.

Esta iniciativa envolveu cerca de 160 colaboradores da PT, para que fosse posta em prática uma estratégia de racionalização de recursos, uma diminuição dos custos e também poupanças ao nível energético. Assim, ao mesmo tempo em que os sistemas foram consolidados e houve libertação de espaço, foi também assegurada a virtualização de mais de 80 por cento dos servidores.

O negócio móvel da PT envolve mais de 7300 milhões de clientes, gerando um tráfego diário de dezenas de milhares de carregamentos. Durante o período da transição de dados para outro Data Center, os serviços da PT continuaram a funcionar com normalidade.

Esta operação foi planeada durante cerca de oito meses, em que a primeira etapa foi de assessment, período em que foi feito um levantamento de todos os sistemas e das aplicações que neles estavam integradas.

Na fase seguinte, foi delineada a estratégia mais eficaz para a migração, com as aplicações a serem divididas em grupos. No seis meses seguintes, foram feitos vários eventos de migração, para garantir o normal funcionamento da gestão do negócio móvel.

O projeto por coordenado pela Direção de Engenharia e Operações Cloud da PT, envolvendo várias equipas da empresa.

O sucesso da migração dos dados móveis do edifício de Lisboa para o Data Center da PT na Covilhã resultou do know-how e experiência das equipas PT envolvidas, do seu parceiro EMC e da metodologia aplicada que, em conjunto, contribuíram para a mitigação do risco e a garantia de funcionamento do negócio always on.

Ao tirar partido das infraestruturas e da capacidade técnica do Data Center da PT na Covilhã, esta migração de dados permite à PT aumentar a qualidade do serviço prestado, com o objetivo de oferecer aos clientes níveis máximos de segurança, eficiência e eficácia.

Cátia Rocha

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago