Depois do desenvolvimento dos smartphones modulares, a Circular Devices surge com um projeto que pretende reutilizar os componentes desatualizados ou que já não sejam necessários, para construir computadores.
O projeto PuzzleCluster nasce da necessidade de reciclar componentes que já tenham, teoricamente, terminado o seu ciclo de vida. Isto porque, segundo uma publicação no site da empresa, “there is life even afterlife”, ou seja, existe vida mesmo depois da vida ter terminado, o que deve atrasar a desatualização do produto.
Para isso, partem do PuzzlePhone, um projeto de smartphones modulares, semelhante ao da Google, desenvolvido também pela Circular Devices. O objetivo passa por reaproveitar as peças do dispositivo que o utilizador pretende descartar, através da substituição do módulo conhecido como Brain e que consiste essencialmente no CPU.
Na publicação, o PuzzleCluster é descrito como “o primeiro computador escalável” baseado em “tecnologia móvel modular reciclada”. O projeto está a ser desenvolvido a pensar em todo o tipo de utilizadores, desde os consumidores a empresas de pequenas e médias dimensões ou instituições públicas e data centers.
Inicialmente, o projeto incluirá uma fonte de energia, um ponto interno de conectividade para os diferentes módulos do PuzzlePhone, componentes periféricos e conectividade externa. A empresa finlandesa Circular Devices explica que “não faz sentido descartar um computador em bom estado só porque o smartphone é atualizado”.
Se estes projetos forem concretizados, o modo como os smartphones e computadores são criados e utilizados deverá alterar-se, prolongando o tempo de vida e reduzindo o desperdício tecnológico.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…